Nessa subseção estão incluídas dissertações de mestrado que abordam histórias sobre trajetórias (vida, formação, produções obra e professores de matemática) e suas contribuições para a melhoria do ensino, história de instituições científicas e escolares e de disciplinas escolares relacionadas à matemática escolar, às memórias e ao patrimônio da Educação Matemática Brasileira.
Ano | Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) | Download |
---|---|---|
1997 | Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes. A Educação Matemática e a Colonização Teuto-Brasileira no Oeste de Santa Catarina: O Caso da Região de Ipira. UNESP. Geraldo Perez | 13 |
1997 | Marco Antonio Geraldo de Oliveira . O Ensino da Álgebra Elementar: depoimentos e reflexões daqueles que vêm fazendo sua história . UNICAMP. Dario Fiorentini | 274 |
1998 | Gilda Lúcia Delgado Souza. Três décadas de Educação Matemática: um estudo de caso da baixada no período de 1953 – 1980. UNESP. Antônio Miguel | 16 |
1998 | Margarida Maria de Mendonça. A participação da Mulher ou matemática e na Educação Matemática no Brasil . UNESP. Aquiles Cortes Guimarães | 14 |
1999 | ANTONIO RODOLFO BARRETO. UMA ABORDAGEM HISTORICA DO DESENVOLVIMENTO DA ESTATISTICA NO ESTADO DE SAO PAULO. UNESP. Dayse Alisson calper | 18 |
1999 | Claudia Alessandra Costa de Araujo. O conceito de ângulo em livro texto: uma abordagem histórica. PUC - RJ. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 16 |
1999 | Ena Nunes da Costa Tassinari. A voz do passado e a memória dos homens: um estudo sobre os periódicos (1974-1979) antecedentes ao e do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática (1985-1994) da Pós-Graduação em Educação Matemática, do IGCE da UNESP, Campus de Rio Claro, São Paulo. UPM. Denice barbara Cantani | 22 |
1999 | GIÁCOMO AUGUSTO BONETTO, . A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E O SEU PAPEL NO ENSINO DE FUNÇÕES: UMA VISÃO HISTÓRICA. UNICAMP. Maria do Carmo Domite Mendonça | 278 |
1999 | RUY CÉSAR PIETRO PAOLO. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS PARECERES. PUC - SP. Célia Maria carolino Pires | 16 |
1999 | Suzeli Mauro. A História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e Suas Contribuições para o Movimento de Educação Matemática. UNESP. Gert Shumbring | 19 |
2000 | Ana Maria Rickziegel Teixeira. A sinfonia dos números - Maria Fialho Crusius: uma vida dedicada à Educação Matemática na UPF. UPF. Ocsana Sônia Danyluk | 13 |
2000 | Claudio Cesar Manso Passos. Formação continuada do professor de Matemática: uma evolução histórica. USU. Ubiratan D 'Ambrósio | 10 |
2000 | Glaucia Márcia Loureiro Costa. Os Livros Didáticos de Matemática no Brasil do século XIX. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho | 13 |
2000 | Josilene Beltrame. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1837 – 1932. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho | 16 |
2000 | Marcos Roberto Celestino . Ensino-Aprendizagem da Àlgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90 . PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado | 293 |
2001 | Bruno Alves Dassie. A Matemática do Curso Secundário na Reforma Gustavo Capanema. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho | 19 |
2001 | Bruno Alves Dassie. A Matemática Do Curso Secundário Na Reforma Gustavo Capanema. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho | 287 |
2001 | Cristiane Coppe de Oliveira. Do Menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma viagem pelo oásis do ensino da matemática. UNESP. Ubiratan D 'Ambrósio | 296 |
2001 | Edmar Reis Thiengo. A Matemática de Ary Quintella e Osvaldo Sangiorgi: um estudo comparativo. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 11 |
2001 | Elenice de Souza Lodron Zuin . Da Régua e do Compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. . UFMG. Wagner Rodrigues Valente | 297 |
2001 | Fernanda dos Santos Menino. A Escola de Engenharia de São Carlos e a Criação de um Curso de Matemática. UNESP. Lourdes de Lá Rosa Onuchic | 15 |
2001 | Flávia Soares. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso?. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho | 311 |
2001 | JOSÉ LORENÇO DA ROCHA. A MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO NA REFORMA FRANCISCO CAMPOS. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira fernandes de Carvalho | 13 |
2001 | Marcio Constantino Martino. O ensino de Geometria na Formação do Oficial do Exército Brasileiro . UNICAMP. Eduardo Sebastiane Ferreira | 284 |
2001 | Maria Eli Puga Beltrão. Félix Klein: uma Visão do Cálculo Infinitesimal no Ensino Médio. UNESP. Sônia Barbosa camargo Igliori | 18 |
2001 | Maria Regina de Oliveira Pereira. A geometria Escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino. . PUC - SP. Miguel Hiroo Hirata | 288 |
2001 | Nora Olinda Cabrera Zuñiga. O processo de avaliação e escolha de livros didáticos de matemática no Brasil. PUC - RJ. Antônio Augusto Gomes batista e Maria Manoela Soares David | 10 |
2002 | Ana Maria Stephan. Reflexão histórica sobre o movimento da Matemática Moderna em Juiz de Fora. UFJF. Roberto Francisco de Azevedo | 15 |
2002 | ANDREIA DALCIN. Um olhar sobre o paradidatico de matematica. UNICAMP. Maria Angela Miorim | 295 |
2002 | Aparecida Rodrigues Silva Duarte . HEnMri Poincaré e Euclides Roxo: Subsidios para a História das Relações entre filosofia da Matemática e Educação Matemática . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 291 |
2002 | Carmen Lúcia Valgas. Licenciatura em Matemática: aspectos históricos e curriculares da UEPG. UEPG. Teresa Jussara Luporini | 19 |
2002 | Jane Cardote Tavares. A congregação do Colégio Pedro II e o Debates sobre o Ensino de Matemática. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 295 |
2002 | Lúcia Tavares Borba. Processo de Mudança Curricular em Organizações Universitárias: O Caso do Curso de Matemática da Univille no Período de 1990 a 2000. UFSC. Carlos Raul Borenstein | 13 |
2002 | Nadia Regina Baccan. O movimento do S.A.P.O.- serviço ativador em pedagogia e orientação - e algumas de suas contribuições para a Educação Matemática. UNESP. Carlos Carrera de Souza | 15 |
2002 | Rita de Cassia Gomes Machado. Uma análise dos Exames de Admissão ao Secundário (1930-1970) subsidios para a HEdM no Brasil. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 286 |
2002 | Vera Cristina Machado Santos . A Matemática Escolar nos Anos 1920: Uma análise de suas Disciplinas Através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo.. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 298 |
2002 | Viviane Lovatti Ferreira. A Educação Matemática nas escolas do espírito santo: um resgate histórico da formação de professores. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 18 |
2003 | Adriana de Bortoli. História da Criação do Curso de Matemática na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. UNESP. Marcos Vieira Teixeira | 293 |
2003 | Arildo Castelluber. Os currículos de matemática em universidades públicas da região sudeste e os professores egressos do IMPA. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 11 |
2003 | Arlete Petry Terra Werneck . Euclides Roxo e a Reforma de Francisco Campos: A Gênese do primeiro programa de ensino de matemática Brasileiro. PUC - SP. Wagner Rodrigurs Valente | 309 |
2003 | Benedito Afonso Pinto Junho . Panorama das Dissertações em Educação Matemática sobre o ensino superior da PUC-SP de 1994 a 2000. PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado | 302 |
2003 | CÉLIA PEITL MILLER. “O Doutorado EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UM ESTUDO HISTÓRICO DOCUMENTADO (1842 a 1937)”. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni | 305 |
2003 | Ciro Braga . O processo Inicial de Disciplinarização de Função na Matemática do Ensino Secundário Brasileiro. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 315 |
2003 | Dagmar Junqueira Guimarães da Silva. Os Cursos Superiores de Matemática da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás: história e memória. PUC - GO. Maurides Batista de Marcedo F. Oliveira | 15 |
2003 | Eliane Oliveira Lorete . Concepções de Matemáticos e Egressos do IMPA sobre Matemática e Educação Matemática . UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 288 |
2003 | Ermelina Generosa Bontorin Thomacheski. A trajetória da Educação Matemática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: do currículo pensado ao vivido, os olhares dos sujeitos. PUC - PR. Nelza Bertoni Pinto | 293 |
2003 | JUCÉLIA MARIA DE ALMEIDA STAMATO, . A Disciplina História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática: Dados e Circunstâncias de sua Implantação na Universidade Estadual Paulista, Campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. UNESP. Lauzinete de Ferragut Passos | 293 |
2003 | Leonardo Blanco. ARITMÉTICA, GEOMERIA E ARILHARIA NO EXAME DE ARILHEIROS DE JOSÉ FERNANDES PINO ALPOIM (1744). PUC - SP. Sergio Roberto Nobre | 6 |
2003 | Luciane Marciel Xavier de Oliveira Perreira . A Educação Matemática & Ensino Fundamental: Um Panorama das pesquisas produzidas na PUC/SP nos Anos 1994 a 1997. PUC - SP. Silvia Dias Alcantara Machado | 304 |
2003 | Marilene Moussa Miranda . A experiência norte-americana de fusão da Aritmética, Àlgebra, e Geometria e sua apropriação pela Educação Matemática brasileira . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 293 |
2003 | Rosemeiry de Castro Prado. Do engenheiro ao Licenciado: os concursos à Cátedra do Colégio Pedro II e as Modificações do Saber do professor de Matemática do Ensino secundário . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 277 |
2004 | Antonio Sylvio Vieira de Oliveira. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Escola Politécnica de São Paulo, no ano de 1904: uma análise documental. UNESP. Marcos Vieira Texeira | 289 |
2004 | Inara Martins Passos Pires . Livros Didáticos e a Matemática do Ginásio: Um estudo da Vulgata para a reforma de Francisco Campos. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 272 |
2004 | Ivani Pereira Galetti . Educação Matemática e Nova Alta Paulista Orientação para tecer paisagens . UNESP. Antônio Vicente Marafiote Garnica | 297 |
2004 | Michela Tuchapesk. O Movimento das Tendências na Relação Escola- Familia- Matemática. . UNESP. Antonio Carlos Carrera de Souza | 281 |
2004 | Sandra Aparecida Fraga. Um estudo sobre triângulos em livros didáticos a partir do Movimento da Matemática Moderna. UFES. Lígia Arantes Sad e Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner | 5 |
2004 | Tana Giannasi Alvarez . A matemática da Reforma de Francisco Campos Em ação no Cotidiano Escolar . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 301 |
2004 | Tércio Girelli Kill. O estudo de funções à luz das reformas curriculares: reflexos em livros-didáticos. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 5 |
2004 | Walter Fernandes Sório. Um estudo do "Curso de mathematica elementar" de Euclides Roxo contribuição para a história da Educação Matemática no Brasil. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 6 |
2005 | Alex Sandro Marques . Tempos pré modernos: A matemática Escolar nos anos 1950. PUC - SP. Wagner Rodrigues valente | 289 |
2005 | Ana Carolina Bartijotto Paschoalin, . Memória, história e formação de professores: a disciplina fundamentos da metodologia do ensino de matemática II. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 283 |
2005 | José Roberto Peters. A história da matemática no ensino fundamental uma análise de livros didáticos e artigos sobre história . UFSC. Arden Zylbersztajn | 287 |
2005 | Antônio Maurício Medeiros Alves. LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1943 – 1995). UFPel. Eliane Teresinha Peres | 292 |
2005 | Helenice Fernandes Seara. Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática – NEDEM. UFPR. Carlos Roberto Viana | 283 |
2005 | Hiury Helmer. Equações do Segundo Grau: métodos de resolução e análise em livros didáticos antes e durante o movimento da matemática moderna. UFES. Circe Mary Silva da Silva Dynnicov | 8 |
2005 | Marcos Lübeck . Uma investigação Etnomatemática Sobre os trabalhos dos Jesuítas nos Sete Povos das Missões/RS nos Séculos XVII e XVIII . UNESP. Pedro Paulo Scandiuzzi | 296 |
2005 | Rosimeire Aparecida Soares Borges . A matemática Moderna no Brasil as primeiras experiencias e propostas de seu ensino . PUC - SP. Wagner Rodriues Valente | 293 |
2006 | Claudia Mara Soares da Silva. Concepções e práticas avaliativas no movimento da matemática moderna. PUC - PR. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 278 |
2006 | Denise Franco Capello Ribeiro . Dos Cursos Complementares aos cursos clássicos e Científico: A Mudança na Organização dos Ensinos de Matemática. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 282 |
2006 | Flainer Rosa Lima . GEEM- Grupo de Estudos no Ensino da Matemática e a Formação de Professores durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil.. PUC - SP. Laurizeti Ferragut Passos | 281 |
2006 | Luzia Aparecida de Souza. História Oral e Educação Matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 283 |
2006 | Marcelo Gonsalez Badin . Um olhar sobre as contribuições do professor Nelson Onuchic para o desenvolvimento da Matemática no Brasil. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 278 |
2006 | Marisol Vieira de Melo . Três Décadas de pesquisas em Educação Matemática na UNICAMP: um estudo histórico a partir de teses e dissertações . UNICAMP. Dario Fiorentini | 285 |
2006 | Maryneusa Cordeiro Otone e Silva . A matemática do Curso Complementar da Reforma de Francisco Campos . PUC - SP. Wagner Rodriues Valente | 274 |
2007 | Barbara Winiarski Diesel Novaes. Um olhar sobre a Educação Matemática dos anos 1960 e 1970 dos cursos técnicos industriais federais do Estado do Paraná. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 272 |
2007 | Cheila Cristina Muller. Livros didáticos em diferentes épocas históricas: um olhar para prismas e pirâmides. UNIJUÍ. Catia Maria Nehring | 272 |
2007 | Denise Medina de Almeida França . A produção Oficial do movimento da Matemática Moderna para o Ensino Primário do Estado de São Paulo (1960-1980). PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 283 |
2007 | DENISE THEREZINHA RODRIGUES MARQUES WOLSKI. O Movimento das Reformas Curriculares da Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Paraná: Algumas Referências ao Conhecimento pedagógico do Contéudo . UFPR. Maria Tereza Carneiro Soares | 283 |
2007 | Fernando Guedes Cury . Uma Narrativa sobre a Formação de Professores de Matemática em Goiás . UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 283 |
2007 | Maria Ednéia Martins-Salandim. Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e marginalidade.. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 272 |
2007 | Mariana Feiteiro Cavalari. A Matemáica é Feminina ? Um estudo Histórico da Presença da Mulher em Institutos de Pesquisas em Matemática do Estado de São Paulo. . UNESP. Sergio Roberto Nobre | 287 |
2007 | Mário Alberto Pinto. A Educação Matemática no Ensino Primário na década de 1940: o arquivo escolar da E.E. Barnabé - Santos - SP. UNISANTOS. MARIA HELENA BITTENCOURT GRANJO | 286 |
2007 | Mario Nobuyuki Nakashima. O papel da Impressa no Movimento da Matemática moderna . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 269 |
2007 | Ricardo Soares de Meneses . Uma História da Geometria Escolar no Brasil: de Disciplina a Contéudo de Ensino. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 285 |
2007 | Viviane da Silva . Osvaldo Sangiorgi e o "Fracasso da Matemática Moderna no Brasil". PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 277 |
2008 | Ângela Cristina dos Santos. A trajetória da Educação Matemática brasileira: um olhar por meio dos livros didáticos “Matemática (1982) e Matemática e realidade (2005)”. UFU. Décio Gatti Júnior | 303 |
2008 | Carolina Riego Lavorente. A Matemática moderna nos livros de Osvaldo Sangiorgi . PUC - SP. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho | 276 |
2008 | DIOGO FRANCO RIOS. MEMÓRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL: A SAÍDA DE LEOPOLDO NACHBIN DO IMPA. UFBA - UEFS . André Luis Mattedi Dias | 287 |
2008 | Harilson Mestriner. Diretrizes para o ensino da matemática no Brasil sob a LDB 5.692/71: indícios de suas contribuições. UNIMEP. Célia Margutti do Amaral Gurgel | 285 |
2008 | Iria Aparecida Storer di Piero. Ratio Studiorum, educação e ciência nos séculos XVI e XVII: matemática nos colégios e na vida. UNIMEP. José Maria de Paiva | 281 |
2008 | Rodrigo Sanchez Macedo. UM ESTUDO DA TEORIA DOS CONJUNTOS NO MOVIMENTO DA MATEM£TICA MODERNA. PUC - SP. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho | 288 |
2008 | Jessica BARONE. Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro: as primeiras décadas do século XX. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 275 |
2008 | Lauro Igor Metz. O ensino de matemática do secundário de uma escola confessional do estado do Paraná entre 1940 e 1947. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 279 |
2008 | Leoni Malinoski Fillos . A Educação Matemática EM IRATI (PR): MEMÓRIAS E HISTÓRIA. UFPR. Carlos Roberto Vianna | 286 |
2008 | LUCIELI M. TRIVIZOLI. SOCIEDADE DE MATEMÁTICA DE SÃO PAULO: UM ESTUDO HISTÓRICO-INSTITUCIONAL. UNESP. Ubiratan D'ambrosio | 292 |
2008 | Luis Eduardo Ferreira Barbosa Moreira. A influencia da Reforma Benjamin Constant no currículo de matemática do Colégio Pedro II. PUC - RJ. João Bosco PitomBeira Fernandes de Carvalho | 261 |
2008 | Rachel Mariotto . A Imersão em um MUNDO MÁGICO E MARAVILHOSO: UM ESTUDO SOBRE A OBRA LITERÁRIO-EDUCACIONAL DE MARIO TOURASSE TEIXEIRA. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 282 |
2008 | Rita de Cássia Fundão Reis. Um estudo sobre a história da matemática em Livros Didáticos do Ensino Fundamental entre 1970 e início do século XXI. UFES. Lígia Arantes Sad | 305 |
2008 | Sebastião Neto. Joaquim Gomes de Souza e sua proposta de reforma do currículo da Escola Central. PUC-SP. Ubiratan D'Ambrósio | 221 |
2009 | ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA. A ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS GINASIAIS: UMA ANÁLISE EM TEMPOS MODERNOS (DÉCADAS DE 1960 E 1970). UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente | 310 |
2009 | Fabiana Cristina Oliveira Silva de Oliveira. Uma disciplina, uma história: Cálculo na licenciatura em matemática da Universidade Federal de Sergipe (1972-1990). UFS. Eva Maria Siqueira Alves | 266 |
2009 | Francisco de Oliveira Filho. O School Mathematics Study Group e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. ANHANGUERA. Wagner Rodrigues Valente | 212 |
2009 | Inês Angélica Andrade Freire. Ensino de Matemática:iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969).. UFBA - UEFS . André Luis Mattedi Dias | 297 |
2009 | Sandra Lucia Paris. ITINERÁRIOS E MARCAS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO FORMADOR: reflexões acerca de um caminho na Educação Matemática . UFRN. Iran Abreu Mendes | 4443 |
2009 | Ivo Pereira da Silva. Matemática escolar da década de 1970: esquecimento, abandono gestação ou nascimento. UFMT. Gladys Denise Wielewski | 284 |
2009 | JOSELENE RODRIGUES DA SILVA. MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DUAS PAISAGENS, UMA HISTÓRIA, MUITAS INTERROGAÇÕES. UNESP. Marcos Vieira Teixeira | 284 |
2009 | Júlio César Santos de Oliveira . Grupo Escolar Barnabé-Santos a presença do método intuitivo no ensino de aritmética na escola primária entre os anos de 1938 a 1948. PUC - SP. Saddo Ag Almouloud | 283 |
2009 | Kátia Cristina de Camargo. O Ensino da Geometria nas Coleções Didáticas em Tempos do Movimento da Matemática Moderna na Capital da Bahia. UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente | 294 |
2009 | Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel. A conquista: uma história da Educação a Distância pela televisão e o movimento da matemática moderna no Brasil. ANHANGUERA. Wagner Rodrigues Valente | 280 |
2009 | Maria Aparecida Maia Hilzendeger. Primeira arithmetica para meninos e a constituição de masculinidades na província de São Pedro do Rio Grande do Sul. UFRGS. Samuel Edmundo López Bello | 279 |
2009 | Mariliza Simonete Portela. Práticas de matemática moderna na formação de normalista no instituto de educação do Paraná na década de 1970. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 282 |
2009 | Regina Thaise Ferreira Bento . Alguns aspectos sobre a pratica docente na década de 1970: o ensino colegial e a disciplina de Matemática . PUC - SP. Fumikazu Saito | 285 |
2009 | Renato Srbek Araújo. Movimento da Matemática Moderna: o reconhecimento de seus resquícios na educação atual. UERJ. Edil de Vasconcelos de Paiva | 283 |
2009 | Rosilda Maria Alves. Processos de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI. UNB. José Vieira de Sousa | 283 |
2010 | Angelica Raiz Calábria. Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática: identificação de um registro e pequenas biografias de seus participantes. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 276 |
2010 | Antonio Flavio Claras. A teoria dos conjuntos proposta pelo NEDEM: do ideário do MMM às práticas escolares. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 283 |
2010 | ARNALDO ARAGÃO SAN TOS. ELZA FURTADO GOMIDE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XX. PUC - SP. Fumikazu Saito | 288 |
2010 | Cristiani Maria Kusma Rocco. Práticas e discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria. UFSC. Cláudia Regina Flores | 281 |
2010 | Flávia Aparecida Britto . Perspectivas de Consolidação da Educação Matemática como Campo de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 284 |
2010 | Graziela Baldessar Polla. As pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós PCN. UFMS. Neusa Maria Marques de Souza | 294 |
2010 | Jussara Brigo . As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos . UFSC. Cláudia Regina Flores | 277 |
2010 | Maria Silvia Braga Rios. A proposta de ensino da geometria nos livros do GRUEMA. UNIBAN. Vincenzo Bongiovanni | 214 |
2010 | MOARA REGINA GRANDI TEIXEIRA. A obra de Bento de Jesus Caraça e a Educação Matemática: entre encanto e resistências. UNESP. Arlete de Jesus Brito. | 280 |
2010 | MURILO FRANÇA TABOSA. O Colégio Técnico de Limeira e o Movimento da Matemática Moderna: uma paisagem. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 287 |
2010 | Rafaela Silva Rabelo. Quando fui professor de matemática no Lyceu de Goiânia…: um estudo sobre a prática docente imersa nas permanências e mutações da cultura escolar na década de 1960. UFG. José Pedro Machado Ribeiro | 284 |
2010 | Rita de Cássia Gomes Waldriques Viana. A resolução de problemas de matemática nas séries iniciais do ensino de 1º grau na rede estadual de ensino do Estado do Paraná na década de 1970: um estudo histórico-cultural. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 281 |
2010 | Sonia Maria da Silva Junqueira. Constituição da identidade de cursos de Licenciatura em Matemática à luz da modernidade líquida. PUC - SP. Ana Lúcia Manrique | 286 |
2010 | TARCÍSIO LUIZ LEÃO E SOUZA. ELEMENTOS HISTÓRICOS DA Educação Matemática NO AMAZONAS: LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO PRIMÁRIO NO PERÍODO DE 1870 A 1910. UFMS. Luiz Carlos Pais | 291 |
2010 | WLADIMIR MENDES AMATI. A CONTRIBUIÇÃO DE JOSE FERNANDES PINTO ALPOIM NO ENSINO DAS TECNICAS APLICADAS A GEOMETRIA E A CIENCIA NO EXAME DE BOMBEIROS. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio | 278 |
2011 | EUNICE NUNES DOBROWOLSKI. IMPLANTAÇÃO DA MATEMÁTICA MODERNA NA DÉCADA DE 1960 E 1970 NO MUNICIÍPIO DE PATO BRANCO - PR. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 276 |
2011 | Manoel Francisco Barreiros. O ENSINO DE GEOMETRIA NOS GRUPOS ESCOLARES DO ESTADO DE SÃO PAULO (1890 a 1930). UNIBAN. Ruy Cesar Pietropaolo | 283 |
2011 | Mirella Bordallo. AS CÔNICAS NA MATEMÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA: HISTÓRIA, PRESENTE E FUTURO. UFRJ. João Bosco Pitombeira de Carvalho | 282 |
2011 | Poncio Mineiro da Silva. Summa Brasiliensis Mathematicae: Efeito do início da istitucionalização da pesquisa em matemática no Rio de Janeiro . UFRJ. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes | 69 |
2011 | Regina Alves Costa Fernandes. Colmeia ontem e hoje: a construção de uma cultura escolar de formação continuada de professores de matemática no contexto da Universidade Federal de Goiás. UFG. José Pedro Machado Ribeiro | 284 |
2011 | Suely Cristina Silva Souza. Uma história da disciplina de matemática no atHEnMeu sergipense durante a ação da reforma francisco campos (1938-1946). UFS. Eva Maria Siqueira Alves | 283 |
2012 | Carlos Augusto Santos Carvalho. Aspectos relevantes para uma história da evolução do currículo de Matemática na segunda metade do século XX - o caso do Colégio de Aplicação da UFRJ. UFRJ. Gérard Emile Grimberg | 281 |
2012 | Gaya Marinho de Oliveira. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ENTRE 2005 E 2010 NO BRASIL. UFRJ. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira | 293 |
2012 | GILCIMAR BERMOND RUEZZENE. OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA: UM PANORAMA HISTÓRICO CUIABÁ-MT 2012. UFMT. Andréia Dalcin | 297 |
2012 | Ivone da Rocha. A presença da Matemática na Escola Liceu Cuiabano: uma perspectiva histórica. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 287 |
2012 | Simone da Silva. PANORAMA HISTÓRICO DO MOBRAL: operacionalização no município de Araras. UNESP. Arlete de Jesus Brito | 276 |
2012 | VIVIANE BARROS MACIEL. DA CORTE À PROVÍNCIA, DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, DO COLÉGIO PEDRO II AO LICEU DE GOIÁS: DINÂMICAS DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL, 1856-1918. UFMS. Luiz Carlos Pais | 279 |
2013 | Adauto Douglas Parré. Escola Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o Ensino de Matemática na Década de 1940. UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 289 |
2013 | DENIS HERBERT DE ALMEIDA. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1932-1938). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 302 |
2013 | ERICA COLARES ROCHA. JOAQUIM GOMES DE SOUZA: a construção de uma identidade nacional através do panorama da cultura científica. UFRJ. José Carlos de Oliveira | 285 |
2013 | GLAUCE AGNES BALESTRIN. Educação Matemática NO CENTRO DE CIÊNCIAS DO RIO GRANDE DO SUL (CECIRS): UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND . PUC - RS. Regina Maria Rabello Borges | 286 |
2013 | JOSIANE ACÁCIA DE OLIVEIRA MARQUES. MANUAIS PEDAGÓGICOS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 296 |
2013 | Marcus Aldenisson de Oliveira. ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO E O MÉTODO INTUITIVO PARA O ENSINO DE ARITHMETICA (1879-1954). UNIT. Ilka Miglio de Mesquita | 290 |
2013 | Marina Gomes dos Santos. FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECÍFICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESPÍRITO SANTO: UMA HISTÓRIA DE 1964 A 2000. UFES. Lígia Arantes Sad | 294 |
2013 | MARTHA RAÍSSA IANE SANTANA DA SILVA. A MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961) Guarulhos 2013. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente. | 300 |
2013 | NARA VILMA LIMA PINHEIRO. ESCOLAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: Intuição, Escolanovismo e Matemática Moderna nos primeiros anos escolares. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 274 |
2013 | REGINALDO JOSÉ DOS SANTOS. HISTÓRIA DA Educação Matemática NO ESTADO DE MATO GROSSO: O MOVIMENO O DA MATEMÁTICA MODERNA NO MUNICÍPIO DE JUARA NO PERÍODO DE 1970 A 1990, A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR SOARES. UFMT. Andréia Dalcin | 306 |
2013 | ROSANGELA KIRST DA SILVEIRA. ORIENTAÇÕES DA REFORMA ORESTES GUIMARÃES PARA A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL CATHARINENSE. UFSC. David Antonio da Costa | 282 |
2013 | YARA FLORÊNCIO SALES. CURRÍCULOS PRESCRITOS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: 1983 - 2010. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. | 274 |
2014 | ANA CAROLINA DE SIQUEIRA RIBAS DOS REIS. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 287 |
2014 | Anderson da Silva Sousa. A INSERÇÃO DA TEORIA DOS CONJUNTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. | 300 |
2014 | BRUNA CAMILA BOTH. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CUIABÁ – MT (1960-1980). UNESP. Ivete Maria Baraldi | 286 |
2014 | BRUNNA NHEVILLA DUTRA BARTH. HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA. UFPR. Carlos Roberto Vianna | 280 |
2014 | Carolina Freire Pinto. DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2009 A 2012: QUESTÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARA PESQUISA. UFRJ. Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira | 303 |
2014 | CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI. DO ENSINO INTUITIVO PARA A ESCOLA ATIVA: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950 . UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 295 |
2014 | Guilherme Henrique Pimentel. História da geometria nos livros didáticos e perspectivas do PNLD. UFSCAR. Denise Silva Vilela | 291 |
2014 | IEDA BASSINELLO. LOURENÇO FILHO E A MATEMATIZAÇÃO DA PEDAGOGIA: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 294 |
2014 | Letícia Maria Ferreira da Costa. O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL - - o caso do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro -. UFRJ. Gérard Emile Grimberg; Bruno Alves Dassie; João Bosco Pitombeira Fernandes Carvalho | 278 |
2014 | LIDIANE GOMES DOS SANTOS FELISBERTO. A CONCEPÇÃO DE CONCRETO NA ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA DO PARANÁ (1901-1932). PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 281 |
2014 | LUZIA DE FATIMA BARBOSA FERNANDES. CENÁRIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS RURAIS DA CIDADE DE TANABI, SP. UNICAMP. Maria Angela Miorim | 285 |
2014 | MÁRCIA GUEDES SOARES. A ARITMÉTICA DE LOURENÇO FILHO Um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia . UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 300 |
2014 | Paula Corradi Rabello. Alguns aspectos da proposta de reforma currisular de Euclides Roxo. PUC - SP. Fumikazu Saito | 284 |
2014 | Piersandra Simão dos Santos. A ESCOLARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR LAURO MÜLLER (1950-1970). UFSC. Cláudia Regina Flores. Co-orientadora: Joseane Pinto de Arruda | 291 |
2014 | Roberta Bortgnolo Alves. Os números em sua representação decimal: de Euclices Roxo ao Movimento da Matemática Moderna. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. | 292 |
2014 | ROSANE SOUSA STANISZEWSKI. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS POLONESAS EM SÃO MATEUS DO SUL, PARANÁ. UFPR. Emerson Rolkouski | 292 |
2014 | SANDRA MARIA BANAK VARELA. ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL (PR). UFPR. Carlos Roberto Vianna | 278 |
2014 | Tiaki Cintia Togura Faoro . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: UM OLHAR SOBRE OS ANOS INICIAIS DA LICENCIATURA EM DOURADOS. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 299 |
2014 | VIVIANE APARECIDA BAGIO. DA ESCRITA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE/PR DE MATEMÁTICA: UM RETRATO FEITO A CINCO VOZES E MILHARES DE MÃOS. UFPR. Emerson Rolkouski | 283 |
2014 | Wellington Pereira das Virgens. A resoluçãod e problemas de artimética no ensino primário: um estudo das mudanças do ideário pedagógico (1920-1940). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 300 |
2015 | ADRIANA MENEZES DE SANTANA. APRESENTAIS OS FATOS, ENSINAIS A EFETUAR O MUNDO: AS CARTAS DE PARKER EM SERGIPE (1912-1953). UFS. Eva Maria Siqueira Alves | 292 |
2015 | Adriano Torri Souza. UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL EM DIFERENTES DÉCADAS DO SÉCULO XX. UFSM. João Carlos Gilli Martins | 298 |
2015 | Alexandre José Ferreira de Sousa. O desenvolvimento do ensino de matemática no corpo de bombeiros. UFRJ. Gérard Emile Grimberg | 299 |
2015 | Aline Leme da Silva. A contribuição de Achille Bassi para a matemática no Brasil. UFABC. Marcia Helena Alvim. | 292 |
2015 | ANA CLÁUDIA PEZZIN. A EDUCAÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA ESPÍRITO-SANTENSE: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO DE 1892 A 1960. UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho | 299 |
2015 | CIBELE BORGES DE SOUSA. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL DE BELÉM ENTRE 1950- 1970: FRAGMENTOS DE HISTÓRIA. UFPA. Maria Lúcia Chaves Pessoa Rocha. | 293 |
2015 | Cristiam Wallao Rosa. A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos. UFSM. Ricardo Fajardo | 300 |
2015 | Dirce Lourdes Pires Rodrigues. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 280 |
2015 | DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA. A FABULOSA VIAGEM DO PROFESSOR HERMENEGILDO RUMO À Educação Matemática: relatos de experiências profissionais. UNESP. Adriana Cesar de Mattos | 282 |
2015 | Everaldo Paulo da Silva. A trajetória do cálculo e da disciplina matemática do IFSP: da escola de aprendizes artífices ao CEFET-SP. UFRJ. Gert Schubring | 287 |
2015 | FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES. HISTÓRIA DA Educação Matemática NO BRASIL: contribuições das pesquisas para professores da Educação Básica. UFRN. Iran Abreu Mendes | 317 |
2015 | Joseane Leonardi Craveiro El Hawat. OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE PORTO ALEGRE: avaliações, programas de ensino e livros escolares (1873-1919). UFRGS. Natália de Lacerda Gil | 290 |
2015 | JULIANA APARECIDA RISSARDI FINATO. UMA VIAGEM PELA EDUCAÇÃO NAS CERCANIAS DA DÉCADA DE 1980: A IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. UNESP. Ivete Maria Baraldi | 294 |
2015 | JULIANA CHIARINI BALBINO FERNANDES. O ENSINO DE PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA ATIVA: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros. UNIVAS. Rosimeire A. Soares Borges | 288 |
2015 | MALÚ ROSA BRITO GOMES. A TRANSIÇÃO DO CLÁSSICO PARA O MODERNO: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO NO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA - BA (1950-1969). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana | 277 |
2015 | MÁRCIO BENÍCIO DE SÁ RIBEIRO. UMA VISÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 A PARTIR DAS NARRATIVAS DE SEUS PROFESSORES . UFPA. Maria José de Freitas Mendes | 290 |
2015 | MÁRCIO OLIVEIRA D’ESQUIVEL. O ENSINO DE DESENHO E GEOMETRIA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NA BAHIA (1835-1925). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana | 294 |
2015 | MARCOS HEnMRIQUE SILVA LOPES. “COMO ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL”: UM MANUAL DA CADES E SUAS PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 290 |
2015 | MARIA DOS REMÉDIOS GOMES DA SILVA. ALGUNS EPISÓDIOS DA Educação Matemática EM MANAUS NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 283 |
2015 | MARINÉIA DOS SANTOS SILVA. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP NA OCASIÃO DOS CENTROS ESPECÍFICOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA O MAGISTÉRIO (CEFAM). UNESP. Heloisa da Silva | 300 |
2015 | ROSEMEIRE DOS SANTOS AMARAL. A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA NOS GRUPOS ESCOLARES EM ANAGÉ, BRUMADO E GUANAMBI – BAHIA (1938-2000). UESB. Claudinei de Camargo Sant’Ana | 289 |
2015 | SIMONE SILVA DA FONSECA. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO ENTRE SERGIPE E SÃO PAULO (1911-1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 294 |
2015 | Thaline Thiesen Kuhn. APROXIMAÇÕES DA GEOMETRIA E DO DESENHO NOS PROGRAMAS DE ENSINO DOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES. UFSC. Cláudia Regina Flores | 297 |
2015 | VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS EM SERGIPE (1890 – 1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 287 |
2015 | VIVIANE RAMOS GOMES GASPAR. A MENTORIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA: UMA INSTITUIÇÃO (?), DIVERSAS EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS DE 1980 A 1990. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 303 |
2015 | Wellington Alves da Silva Junior. Uma análise curricular da matemática dos programas ENCCEJA, Nova EJA, PEJA no Estado do Rio de Janeiro. UFRJ. Lilian Nasser | 289 |
2015 | Zildenice de Sousa Martins. O ensino de cálculo no século XIX: as aulas de comércio n Brasil. UFRJ. Gérard Emile Grimberg | 281 |
2016 | ALAILSON SILVA DE LIRA. OS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES EM BELÉM DO PARÁ DA CRIAÇÃO À CONSOLIDAÇÃO. UFPA. Maria José de Freitas Mendes | 308 |
2016 | ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE . APROPRIAÇÕES DE TEORIAS DE EDWARD LEE THORNDIKE PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1920-1960). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 285 |
2016 | ANDRE FRANCISCO DE ALMEIDA. APROPRIAÇÃO DE TABUADAS NO ENSINO DE ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: 1903 - 1932. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 296 |
2016 | Antonio Peixoto de Sraujo Neto. Um estudo do curso de matemática da Universidade Estaual de Maringá: a criação e os primeiros anos. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 273 |
2016 | BRUNA LIMA RAMOS . A PEDAGOGIA CIENTÍFICA E ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DAS DELEGACIAS REGIONAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1945).. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 292 |
2016 | Camila Libanori Bernardino. NÚMEROS COMPLEXOS: UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE SUA ABORDAGEM NA COLEÇÃO MATEMÁTICA 2º CICLO. UNESP. Heloisa da Silva | 293 |
2016 | Dioneia Zanon Barbieri. Políticas Públicas Para O Ensino Médio Do Estado Do Rio Grande Do Sul No Ínicio Do Século XXI: O Ensino De Matemática' . UFSM. João Carlos Gilli Martins | 302 |
2016 | HELOÍSA HELENA SILVA. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PRESENTES EM CONCURSOS PARA PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE (1874 – 1924). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 295 |
2016 | Jacqueline Policarpo de Limas. ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NO CURSO COMPLEMENTAR JERÔNIMO COELHO EM LAGUNA - SANTA CATARINA (1911-1947). UFSC. David Antonio da Costa | 296 |
2016 | JÉSSICA CRAVO SANTOS. MATERIAIS DE ENSINO E OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS, SERGIPE (1911-1931) . UFS. Ivanete Batista dos Santos | 276 |
2016 | LIDIANE TANIA RONSONI MAIER. HISTÓRIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE (1970-1990): DESAFIOS EDUCACIONAIS ENFRENTADOS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE. UF Fronteira Sul. Adriana Richit | 292 |
2016 | Luis Antonio Gonçalves da Silva. História da prática docente no ensino de matemática em colégios militares de Pernambuco. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 286 |
2016 | MARGARIDA CÉLIA PATROCÍNIO. A ARITMÉTICA PARA AS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. UFMT. Gladys Denise Wielewski | 280 |
2016 | Marta Mariele de Almeida Ferreira. Uma história no ensino de matemática no Colégio Luzia Silva (1959-1967). UESB. Janice Cassia Lando | 282 |
2016 | NATALIA CRISTINA DA SILVA. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 295 |
2016 | NATHALIA TEIXEIRA LARREA. SOCIEDADE BRASILEIRA DE Educação Matemática DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: Três caricaturas e muitas histórias. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 311 |
2016 | PAULO HEnMRIQUE APIPE AVELAR DE PAIVA. ENTRE AS MEMÓRIAS DO CAMPO DAS VERTENTES: uma história da formação de Professores de Matemática da Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) no período de 1987 a 2001. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 298 |
2016 | ROMULO EVERTON DE CARVALHO MOIA. Memórias do Ensino da Matemática no Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas – Cametá/PA (1960-1970). UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha | 291 |
2016 | Williane Barreto Moreira. “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...”: sobre o Projeto Inajá e a formação de professores no médio Araguaia . UNESP. Ivete Maria Baraldi | 309 |
2016 | WILMA FERNANDES ROCHA. SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE (1890 a 1944). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 289 |
2016 | Antonio Peixoto de Araujo Neto. Um estudo histórico do curso de matemática da universidade estadual de maringá: a criação e os primeiros anos. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 197 |
2017 | Adriane Eloisa Cavamura. Formação Continuada de Professores de Matemática na Década de 2000: Um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca). UNESP. Heloisa da Silva | 338 |
2017 | Alana Godoy Lacava. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove presentes em livros didáticos de aritmética (1890-1970). UFSC. David Antonio da Costa | 313 |
2017 | ANA CLAUDIA LEMES DE MORAIS. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 330 |
2017 | ANDRÉIA FERNANDES DE SOUZA. DISCURSOS SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (SÃO PAULO, 1890-1930). UNIFESP. Luciane de Fatima Bertini. | 362 |
2017 | CÉZAR JESUS DA ROCHA. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A ÉGIDE DA REFORMA ANÍSIO TEIXEIRA: INDICATIVOS DE UMA ARITMÉTICA PARA ENSINAR NA ESCOLA PRIMÁRIA DA BAHIA (1924-1929). UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho | 368 |
2017 | Cintia Schneider. JOGOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA EM MANUAIS PEDAGÓGICOS DE 1930-1960 NO BRASIL. UFSC. David Antonio da Costa | 317 |
2017 | Danilo Wagner de Souza Gomes Galdino. A história da matemática nos séculos XVII e XVIII: uma abordagem a partir do conceito de processo civilizador de Nobert Elias. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 315 |
2017 | Eliana Maria de Jesus. O grupo escolar Castro Alves em Jequié- Bahia (1934-1971): uma introdução histórica sobre o ensino de matemática. UESB. Janice Cassia Lando | 342 |
2017 | ELISABETE PEREIRA FERNANDES. OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS E OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS: PONTOS PARA UM DIÁLOGO SOBRE A HISTÓRIA DA Educação Matemática NO ENSINO PRIMÁRIO ALAGOANO (1924 - 1952). UFAL. MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS | 333 |
2017 | FERNANDO DA SILVA BATISTA. ANÁLISE HISTÓRICA DO ESTUDO ESCOLAR DE ALGORITMOS DA ARITMÉTICA COM BASE EM EXPLICAÇÕES TEÓRICAS E EXERCÍCIOS PROPOSTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA (1870 – 1930) . UFMS. Luiz Carlos Pais | 330 |
2017 | FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA. A ESCOLARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899-1930). UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha. | 296 |
2017 | HELAINE DA SILVA SOUZA. INICIATIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BAHIA. UFBA - UEFS . José Fernando Moura Rocha | 300 |
2017 | JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX Fevereiro/. UFS. Ivanete Batista dos Santos | 311 |
2017 | JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SABERES GEOMÉTRICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1930). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 307 |
2017 | JOSÉ CASSIANO TEIXEIRA SANTOS. A ÁLGEBRA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS MATEMÁTICA MODERNA E MATEMÁTICA, PRODUZIDAS NA BAHIA. UESC. Larissa Pinca Sarro Gomes | 313 |
2017 | Leandro Josué de Souza. Aritmética Elementar de Charles Sanders Peirce: tradução e notas para uma hermenêutica. UNESP. Maria Ednéia Martins Salandim | 281 |
2017 | MARYTTA RENNÓ MASSELI. UMA PERSONAGEM E UM ACERVO: RASTROS DO DISCURSO DO MMM NO PARANÁ. UFPR. Emerson Rolkouski | 363 |
2017 | MIRIAN GELLI DA COSTA ANDRADE. O DESEMBARQUE DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO NORMAL DE ITAMARAJU: CONTEXTOS DO GINÁSIO AUGUSTO CARVALHO E DO COLÉGIO VERA CRUZ (1964-1970). UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho | 298 |
2017 | RELICLER PADIM GOUVEIA. MÉTRE, LITRE, GRAMME....GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR . UFMT. Luiz Carlos Pais | 295 |
2017 | RENATA APARECIDA ZANDOMENIGHI. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP). UFMS. Thiago Pedro Pinto. | 301 |
2017 | Ricardo Motta Telo. As comissões avaliadoras de livros didáticos entre 1938 e 1971 no Brasil. UFRJ. Gert Schubring | 297 |
2017 | ROSEMARY SANTOS. SABERES MATEMÁTICOS IDENTIFICADOS EM PROVAS DO EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DO COLÉGIO SÃO PAULO (1931-1969). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 297 |
2017 | VELCIDINA RODRIGUES CHAGAS FISCHER. SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR HEnMRIQUE HEISE DE JARAGUÁ DO SUL/SC (1950-1970). PUC - PR. Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira | 327 |
2017 | Yohana Taise Hoffmann. OS SABERES MATEMÁTICOS NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA (INÍCIO DO SÉC. XX). UFSC. David Antonio da Costa | 286 |
2018 | ALAN PEREIRA MANOEL. ASPECTOS HISTÓRICOS DO ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO ENTRE 1889 E 1929 . UFMS. Luiz Carlos Pais | 365 |
2018 | ALEXANDRE AUSANI HUFF. A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CANOAS DE 1940 A 2016. ULBRA. Arno Bayer | 339 |
2018 | BRUNO FERNANDO MUNIZ. ARITMÉTICA, GEOMETRIA E ÁLGEBRA NOS PROGRAMAS DE ENSINO DAS ESCOLAS NORMAIS NO BRASIL (1910-1945) . UNIVAS. Rosimeire Aparecida Soares Borges | 355 |
2018 | Carla Terezinha Botelho Torrez. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO NOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA NA DÉCADA DE 1930. UFSC. David Antonio da Costa | 338 |
2018 | Cilene Maria Fontes. Projetos de recuperação/reforço em matemática no estado de São Paulo: um estudo sobre o decênio 2007-2016. UNESP. Maria Ednéia Martins Salandim | 335 |
2018 | DAIANE DE SANTANA SANTOS. UM EXAME DA PROPOSTA DE ANTÔNIO BANDEIRA TRAJANO EM MANUAIS DE ARITMÉTICA PARA O ENSINO PRIMÁRIO: em busca de indícios do método intuitivo de Calkins. UFS. Ivanete Batista dos Santos | 348 |
2018 | ELIANA ALMEIDA REIS ROCHA. O CAMINHO TRAÇADO PELA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS - ESCOLA NORMAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA NA DÉCADA DE 1960 E ANOS INICIAIS DE 1970. UESB. Rosiléia Oliveira de Almeida | 348 |
2018 | JANAYNA BISPO SANTANA. MEDIDAS: uma caracterização das finalidades no ensino primário em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1928). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 346 |
2018 | JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO. UMA CARACTERIZAÇÃO SOBRE APROPRIAÇÃO DO METODO INTUITIVO DE CALKINS PARA SABERES ARITMÉTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1891-1931). UFS. Ivanete Batista dos Santos | 329 |
2018 | LUCIANI COELHO GUINDO ELEMENTOS. ELEMENTOS DA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ENTRE 1930 A 1970 NO SUL DO MATO GROSSO UNO. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos. | 339 |
2018 | MARIA JOSÉ DE RESENDE. SABERES GEOMÉTRICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM SERGIPE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERÍODO DE 1890 A 1944. UFS. Denize da Silva Souza | 334 |
2018 | MARISA GOMES DOS SANTOS. LABORATÓRIO DE Educação Matemática “ZAÍRA DA CUNHA MELO VARIZO”: Um mosaico sobre a formação de professores no IME/UFG. UFG. Marcos Antonio Gonçalves Junior | 346 |
2018 | MARTA MARIA GAMA . O ENSINO DE GEOMETRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS EM MATO GROSSO (1960-1980). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida | 347 |
2018 | ROSIANE MORAIS DOS SANTOS FEITOSA. A ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO NA DÉCADA DE 1870: PERCEPÇÕES A PARTIR DA OBRA DE MIGUEL MARIA JARDIM. UFES. Moysés Gonçalves Siqueira Filho | 346 |
2018 | Vanessa Cristina Rhea. O uso da história da matemática na produção do programa de desenvovimento edcacional (PDE) do Paraná. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 12 |
2018 | Vlademir Sérgio Bondarczuk. Percursos e histórias sobre a formação de professores na licenciatura intercultural indígena “Povos do Pantanal” na UFMS. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 336 |
2018 | ÉRICA NADIR DE ANDRADE CRUZ. OS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890-1930). UNIVAS. Rosimeire Aparecida Soares Borges | 282 |
2018 | Claudinéa Soto da Silva. Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP. UNESP. Maria Edneia Martins Salandim | 224 |
2018 | Cris Elena Padilha da Silva. Memórias da Professoralidade: trajetórias de professores de Matemática da cidade de Pelotas. UFPel. Diogo Franco Rios | 232 |
2018 | Francine Fernandes Araujo. Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos Brincando com Números (1956-1960). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov | 215 |
2018 | Jeser Caleb Candray Menjívar. CFD e GESTAR II: compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado. UFPR. Emerson Rolkouski | 224 |
2018 | Laura Leal Moreira. A universidade volante e a formação de professores no interior do paraná na década de 1960. UFPR. Carlos Roberto Vianna | 321 |
2018 | Michelle Camargo Major. Histórias sobre a formação continuada de professores de matemática dos anos finais do EF da RME de curitiba. UFPR. Emerson Rolkouski | 371 |
2018 | Person Gouveia dos Santos Moreira. Jogos de linguagem e geometria euclidiana plana: um olhar terapêutico wittgensteiniano para dois manuais didáticos usados em cursos de licenciatura em matemática. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 226 |
2018 | Rozana Morais Lopes Feitosa. A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande– MS. UFMS. Luzia Aparecida de Souza | 219 |
2018 | Tatiana Rozalia Guedes. Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e extinção do curso de ciências da uems em cassilândia. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 218 |
2018 | Lorena Carolina Rosa Biffi. História da matemática em livros didáticos do Ensino Médio: um olhar a partir do manual do professor. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 219 |
2019 | Mélany Silva dos Santos. A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense. UFPel. Diogo Franco Rios | 236 |
2019 | Makele Verônica Heidt. Matemática Moderna no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (1964-1979). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov | 239 |
2019 | Ivone Lemos da Rocha. Álgebra para resolver problemas: as propostas de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira, década de 1910. UNIFESP. Luciane de Fatima Bertini | 223 |
2019 | Cleber Schaefer Barbaresco. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. UFSC. David Antonio da Costa | 218 |
2019 | Suélen Rita Andrade Machado. As modificações curriculares do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá: Mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 301 |
2020 | Gabriela Regina Vasques Oruê. A trajetória escolar da geometria analítica no ensino secundário brasileiro: constituição e funcionamento em tempos da reforma Francisco Campos, 1931-1942. UEM. Marcos Cesar Danhoni Neves | 228 |
2020 | Adir Rosa da Silva. A formação docente e o processo de ensino e Aprendizagem de matemática nas comunidades Indígenas do alto Xingu. UNIC. Gladys Denise Wielewski | 70 |
2020 | Crissya Laura de Moraes Nascimento. Educação e gestão: o percurso histórico sobre a vida profissional de Sarita Baracat de Arruda no cenário educacional e político mato-grossense. UFMT. Marlene Gonçalves | 67 |
2020 | Elislene Mendes. Panorama histórico da licenciatura em matemática da UFMT-Cuiabá no período de 1960 a 2018: um percurso traçado por meio dos PPC. UFMT. Gladys Denise Wielewski | 69 |
2020 | Ivonete Gomes de Souza Ventura. Vestígios da formação de professores primários e o ensino de matemática em nova brasilândia (1970-2000). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida | 71 |
2020 | Janine Marques da Costa Gregorio. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. UFSC. David Antonio da Costa | 68 |
2020 | Josélia de Souza Soares Ferreira. As contribuições de Theobaldo Miranda Santos para o ensino de matemática e a construção de saberes profissionais de professores primários em Mato Grosso (1950 - 1980). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida | 69 |
2020 | Laura Silva Dias. SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A Metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna em Mato Grosso. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos | 77 |
2020 | Luana Pereira da Costa. O FRACASSO ESCOLAR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um estudo sobre a disseminação da relação entre o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem, veiculadas pela revista Nova Escola (2013 a 2019). PUC-SP. José Geraldo Silveira Bueno | 72 |
2020 | Luiz Eduardo Brescovit. Os cadernos de planejamento e o ensino de matemática na escola primária Paranaense na década de 1980. UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida | 69 |
2020 | Mariana Lira Ibiapina. Paradigma da formação de professores orientada pela investigação no brasil: estudo a partir de documentos normativos (1988-2018). UNESP- Rio Claro. Flavia Medeiros Sarti | 71 |
2020 | Odair Gonçalves Márquez. Aspectos históricos relacionados ao ensino da matemática elementar em estabelecimentos de ensino em Corumbá, Mato Grosso, no período de 1908 a 1977. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos | 84 |
2020 | Paulo Vinícius Pereira de Lima. PISA: análises prospectivas e metodológicas de resultados sobre a área de matemática no Distrito Federal (2003-2018). UnB. Geraldo Eustáquio Moreira | 63 |
2020 | Reinaldo Camargo da Silva. Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 75 |
2020 | Suele Lopes Pedroso. Formação de professores: programas de ensino de mato grosso e a transformação dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares (1910-1960). UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos | 73 |
2021 | Aline Suemi Moroto. SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: um estudo sobre manuais escolares produzidos por Theobaldo Miranda Santos. UFMS. Edilene Simões Costa dos Santos | 80 |
2021 | Ana Laura Bonini Rodrigues de Souza. Professoras de gerações distintas (1938-1985), frente às representações impostas sobre mulheres na docência: uma análise histórica. UNESP- Rio Claro. Rosane Michelli de Castro | 71 |
2021 | Elizaine Vaz Santos. Programa Gestar I: o ensino de matemática na formação de professores em exercício da rede municipal de Cuiabá (2001-2004). UNIC. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida | 65 |
2021 | Leonardo Thomaz Sauter. A formação de professores primários do Rio Grande do Sul: enunciações sobre os saberes matemáticos em publicações dos boletins do centro de pesquisas e orientação educacionais. UFRGS. Maria Cecilia Bueno Fischer | 68 |
2021 | Lucélia da Silva Cavalcanti. Histórias e memórias de professores(as) de escolas rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978). UFGD. Alessandra Cristina Furtado | 69 |
2021 | Luciane Bichet Luz. Saberes elementares de matemática na Escola Normal regional Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973). UFPel. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov | 73 |
2021 | Mariana Duarte de Souza. Construções geométricas na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. UFMS. Thiago Pedro Pinto | 64 |