Dissertações (Mestrado Profissional) - História da Educação Matemática

Nessa subseção estão incluídas dissertações de mestrado que abordam histórias sobre trajetórias (vida, formação, produções obra e professores de matemática) e suas contribuições para a melhoria do ensino, história de instituições científicas e escolares e de disciplinas escolares relacionadas à matemática escolar, às memórias e ao patrimônio da Educação Matemática Brasileira. Neste caso são identificados produtos educacionais para uso em aulas de matemática.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
2005 Ângela Maria dos Santos . JOSÉ ANASTÁCIO DA CUNHA, MATEMÁTICO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVIII: Um relato de sua trajetória. PUC - SP. Maria Elfrida Ralha 322
2005 Edna Roséle da Conceição Neves . Uma Trajetória pela História da Atividade Editorial Brasileira: Livro Didático de Matemática, Autores e Editoras. PUC - SP. Ubiratan D 'Ambrósio 351
2007 Márcia Prado Castro. O projeto Minerva e o Desafio de Ensinar Matemática via Rádio . PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 322
2008 Augusto Cesár Aguiar Pimentel . Praça da Matemática: As faces da História na Construção de um Monumento . PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 344
2008 Cristiane Vidouto Brandespim Santander. O Trabalho do professor Sylvio Nepomuceno, Ajudando a reconstituir a HEdM ao Tempo de influência do Movimento da Matemática Moderna. PUC - SP. Célia Maria Carolino Pires 313
2008 Givanildo Farias da Silva . A Reorganização da Matemática Escolar do Colégio em Tempos do Movimento da Matemática Moderna . PUC - SP. Ana Lúcia Manrique 311
2008 Luciana Patrocínio Britto . Scipione di Pierro Neto e sua proposta para o ensino da geometria na coleção curso colegial moderno . PUC - SP. Ana Lúcia Manrique 328
2008 Rogério Carlos Ferreira . Orientações curriculares para o Ensino de Geometria: do periodo da Matemática Moderna ao Momento atual. PUC - SP. Célia Maria Carolino Pires 329
2008 Carlos Ociran Silva Nascimento. Alguns Aspectos da Obra Matemática de Joaquim Gomes de Souza. Universidade Estadual de Campinas. Eduardo Sebastiani Ferreira 240
2009 Suely Torres de Melo dos Santos Lima, . Projeto para a criação do Cento de Memória do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada: uma história de competência, paixão e perseverança. FGV/RJ . Marieta de Moraes Ferreira 321
2009 Waléria de Jesus Barbosa Soares . Juros em Livros Didáticos de Matemática no Maranhão do século XIX . UNICAMP. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 316
2010 Armando Pereira. Equações algébricas no ensino fundamental: um panorama de dissertações da PUC/SP. PUC - SP. Maria Cristina Souza de Alburquerque Maranhão 321
2010 Sandra Dourado de Oliveira . Séries Iniciais: Um Panorama das pesquisas produzidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP no período de 1994 a 2008. PUC - SP. Armando Traldi Junior 325
2010 Giseli Martins de Souza. Felix Klein e Euclides Roxo: debates sobre o ensino da matemática no começo do século XX. Universidade Estadual de Campinas. Rogério Monteiro de Siqueira 244
2011 Antonio Cesar dos Santos Esperança. O ensino de matemática do Instituto Julio de Castilhos: um estudo sobre as provas do cursp complementar. UFRGS. Elizabete Zardo Búrigo 321
2011 Wagner da Cunha Fragoso. História da matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 333
2012 Heloisa HEnMandez de Fontes Salvador. UMA HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, VASSOURAS 1950-1969. USS. Lucia Maria Aversa Villela 392
2012 Marcelo Ferreira Martins Salvador. Uma História de Paixão: Estela Kaufman Fainguelernt e o Ensino da Geometria. USS. Lucia Maria Aversa Villela 306
2012 Marcos Ribeiro Raad. História do ensino de cálculo diferencial e integral: a existência de uma cultura. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 334
2012 Roberto João Eissler. CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA TEUTO-BRASILEIRA AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. URB. JOSINETE GAERTINER 319
2013 Carlos Alberto Marques de Souza. Ás portas da república: curso primário e artimética escolar em Vassouras (1887 -1904). USS. Lucia Maria Aversa Villela 315
2013 Eder Quintão Lisboa. O desenho geomátrico como disciplina de curso de licenciatura em matemática: uma perspectiva histórica. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 318
2013 Fernanda Luciana Tenório Magalhães. Memórias de práticas: a disciplina "prática de ensino" na formação do professor de matemática. UFJF. Wagner Rodrigues Valente 328
2013 Joselio Lopes Valentim Junior. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 321
2013 Nayara Jane Souza Moreira. CONTINUIDADE(S) E RUPTURA(S) NOS LIVROS DIDÁTICOS “A CONQUISTA DA MATEMÁTICA”: COMO ENSINAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DA Educação Matemática (1982 – 2009). UFS. Ivanete Batista dos Santos 319
2013 Susana Ribeiro Soares. Um estudo histórico do ensino de Geometria analítica no curso de matemática da UFJF as décadas de 1960 a 1970. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 315
2014 JORGE ALEXANDRE DOS SANTOS GASPAR. O DESENHO ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DE 1890 A 1964. USS. Lucia Maria Aversa Villela 356
2014 Rogerio dos Santos Carneiro. O MÉTODO INTUITIVO NA ARITMÉTICA PRIMÁRIA DE CALKINS E TRAJANO. USS. Lucia Maria Aversa Villela 362
2015 Bianca Silva Souza de Omena. A história da matemática em propostas didáticas presentes em teses e dissertações brasileiras. UNIFEI. Maria Feiteiro Cavalari 368
2015 CLAUDIO HEnMRIQUE ZIVIANI. A ARITMÉTICA EM PROGRAMAS DAS SÉRIES INICIAIS: MINAS GERAIS (1961 e 1965). USS. Denise Medina 358
2015 Leonardo Silva Costa. Malba Taham e a rebista Al-Karismi: didálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da Educação Matemática no EF. UFU. CRISTIANE COPP DE OLIVEIRA 372
2015 SILVIA DE CASTRO DE BARROS. O ENSINO DE GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MINAS GERAIS ENTRE AS DÉCADAS DE 1890 E 1940. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 385
2016 JOSÉ ROBERTO DA COSTA JUNIOR. BUSCANDO A FORMAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA EM MATEMÁTICA, NO CURSO NORMAL DO COLÉGIO SANTA ÂNGELA: Resende, de 1960 a 1970. USS. Lucia Maria Aversa Villela Denise Medina de Almeida França 372
2016 Marylucia Cavalcante Silva. PERCEPÇÕES E APROXIMAÇÕES SOBRE OS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS PARA O ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO ENTREMARANHÃO E SÃO PAULO: aritmética escolar na legislação oficial de 1890 a 1895. UFPel. Maria de Fátima Duarte Martins 434
2016 THIAGO NEVES MENDONÇA. QUE GEOMETRIA ENSINAR ÀS CRIANÇAS EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA? Referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 374
2016 Wanderlei José Pires Junior. A Educação Matemática E A ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS: a Coleção Matemática de Imenes e Lellis. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 379
2017 Andréa Aparecida Vieira. TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISCIPLINAS DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENTRE 1980 E 2010: ENFOQUE HISTÓRICO E EPISTEMOLÓGICO. UFJF. Marco Antônio Escher 383
2017 ANDRÉIA MAGALHÃES DIAS ALMEIDA. O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS . UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 363
2017 Célio Moacir dos Santos. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: uma análise de livros didáticos publicados no Brasil (1930 a 1970). PUC - MG. Elenice de Souza Lodron Zuin 400
2017 DÉBORA RODRIGUES CAPUTO. O SABER DESENHO NO ENSINO PRIMÁRIO A PARTIR DAS REVISTAS DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925 A 1932): SUA CONCEPÇÃO E AS PROFISSIONALIDADES. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 384
2017 ELISETE MARIA BONFADA. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS NORMALISTAS: O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA. UFRGS. Andréia Dalcin 372
2017 Ivan Britto Barreto. Lno de Jesus Soares: uma história de vida. UFPel. Denise Nascimento Silveira 374
2017 LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS. O CURSO DE TREINAMENTO PARA PROFESSORES LEIGOS DE 1963 A1965 EM CAICÓ/RN: UM DOCUMENTÁRIO PARA A HISTÓRIA DA Educação Matemática. ÚFRN. Liliane dos Santos Gutierre 368
2018 Adriele Cristina Domingos Rodrigues. Saberes geométricos na revista do ensino de Minas Gerais no período de 1940 a 1950. UFJF. Reginaldo Fernando Car neiro 395
2018 FLÁVIA DE FATIMA SANTOS SILVA. MALBA TAHAN, GEOMETRISMO E O CADERNO DIRIGIDO: CONVERSAS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DA SALA DE AULA. UFU. Cristiane Coppe de Oliveira 373
2018 GABRIEL LUIZ SANTOS KACHEL. CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES (1960 – 1990). IFES. Lígia Arantes Sad 377
2018 Juliana Mercedes Rheinheimer. Ensinar e aprender matemática: ressonancias da Escola Nova em um olhar sobre a formação de professores no Instituto de Educação General Flores da Cunha ( 1940 - 1955). UFRGS. Andreia Dalcin 362
2018 MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN GARCIA. O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 347
2018 Nicolly Peçanha do Nascimento Silva. Saberes geométricos na revista do ensino de Minas Gerais no período de 1925 a 1932. UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 355
2018 REGIS VERÍSSIMO LAMAS DE OLIVEIRA . Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980 . UFJF. Maria Cristina Araújo de Oliveira 374
2018 Rodrigo Martins de Almeida . O movimento das pesquisas em educação matemática financeira escolar de 1999 a 2015. UFJF. Marco Aurélio Kistemann Junior 278
2018 Rogéria Teixeira Urzedo Queiroz. Equação/função exponencial em livros didáticos no Brasil (1930-1980). PUC - MG. Elenice de Souza Londron Zuim 389
2020 Maria de Lara Terna Garcia Mancilha. O currículo do ensino fundamental das escolas municipais de Santo André: Concepções, Histórias e Memórias (2005 – 2016). USCS. Sanny Silva da Rosa 74