Dissertações (Mestrado Acadêmico) - História para o Ensino da Matemática

Essa subseção contém dissertações de mestrado resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
1990 Ema Luiza Beraldo Prado. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE SEUS SIGNIFICADOS NA Educação Matemática . UNESP. Eduardo Sebastiani Ferreira 349
1991 ANTONIO CARLOS BROLEZZI. A ARTE DE CONTAR: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VALOR DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. USP. Nilson José Machado 305
1995 EDMAR HEsMRIQUE RABELO. PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS: UM CAMINHO PARA UM MELHOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. UNICAMP. Sérgio Apparecido Lorezato 340
1996 Eliana da Silva Souza. UM ESTUDO HISTÓRICO-PEDAGÓGICO DAS CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE NÚMERO NATURAL. UNICAMP. Antonio Miguel 327
1997 Iran Abreu Mendes. Ensino de Trigonometria através de Atividades Históricas . UFRN. John Andrew Fossa 355
1997 ROMÉLIA MARA ALVES SOUTO. HISTÓRIA E ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL . UNESP. Sergio Roberto Nobre 331
2001 Adriana Aparecida Dambros. A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o siatema de numeração decimal. UFSC. Regina Flemming Damm 337
2002 Edson Pereira BARBOSA.  Significados Produzidos sobre o Conceito de Função Matemática em Sala de Aula: Análise de uma Trajetória da Formação de Professores de Matemática ao Ensino Fundamental. UFMT. Rômulo Campos Lins 14
2003 Célia Maria Ananias Salvador. Os números relativos em sala de aula: Um olhar para o zero. UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Adair Mendes nacarato 7
2003 FÁBIO GUERRA CONTRERA.  A ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE TRINOGOMETRIA. PUC - CAMPINAS. Jairo de Araújo Lopes 18
2003 Josimar de Sousa. A História da Matemática na Concepção de Professores: a (des)mistificação e (des)alienação do Poder e Uso da Matemática. UFMT. Laurizete Ferragut Passos 11
2003 Liliane dos Santos Gutierre . INTER-RELAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, A MATEMÁTICA E SUA APRENDIZAGEM. UFRN. Marlúcia Menezes de Paiva 346
2003 Vera Soeiro de Souza Nunes, .. A Matemática no Ensino Médio a partir da sua História: Uma Experiência com a Trigonometria. PUC - RS. Maurivam Guntzel Ramos 5
2004 Jorge Elias Suliman. O livro didático: possibilidades de articulação com a Resolução de Problemas e com a História da Matemática. USP. Maria do carmo Santos Domite 14
2004 Luciane Cruz Jess, . As frações em um livro didático de quinta e sexta séries: uma aproximação através da história da matemática. UFPR. Carlos Alberto Viana 335
2005 Ana Carolina Costa Pereira . TEOREMA DE THALES: UMA CONEXÃO ENTRE OS ASPECTOS GEOMÉTRICO E ALGÉBRICO EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni 335
2005 Emerson Batista Gomes. História da Matemática como Metodologia de Ensino da Matemática: perspectivas Epistemológica e evolução dos conceitos. UFPA. Adilson Oliveira do Espírito Santo 330
2005 Milton Luiz Neri PEREIRA. História da matemática e Educação Matemática: como os professores concebem o uso da história da geometria no ensino. UFMT. Antônio Padilha Feltrin 346
2006 Cristina Dalva Van Berghem Motta, . História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou pintura?. USP. Antônio Carlos Brolezzi 332
2005 Sidnei de Souza Gomes. História da Matemática: um recurso para o ensino e a aprendizagem da matemática com significados. UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS. Maria Celina Teixeira 10
2007 José Messildo Viana Nunes. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁREA DO CÍRCULO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. UFPA. Renato Borges Guerra 337
2007 Vanessa Vasconcelos Cosme, . Igualdade Matemática: um estudo de sua história e significados. UFES. Lígia Arantes Sad 372
2008 ANDRÉ PEREIRA PEDROSO. OS ALGORITMOS NO CONTEXTO DA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. UFSC. Cláudia Regina Flores 324
2008 Helenara Regina Sampaio. UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NA Educação Matemática. CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO. UEL. Irinéa de Lourdes Batista. 327
2008 Julio Faria Correa. UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE QUADRATURAS. UEL. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino 315
2008 LUCAS FACTOR FELICIANO, . O Uso da História da Matemática em Sala de Aula: o que pensam alguns professores do Ensino Básico. UNESP. Rosa Lucia Sverzut Baroni 321
2008 Marcos Luis Gomes,. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. UNICAMP. Antonio Miguel 307
2008 Rodrigo Dias BALESTRI. A PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. UEL. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino 309
2009 CAUÊ RORATTO. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. UEM. Clélia Maria Ignatius Nogueira 400
2009 Cristina Aparecida de Melo Piza. Registros de Representação Semiótica e uso Didático da História da Matemática: um estudo sobre parábola. UEL. Angela Marta Pereira das Dores Savioli 393
2009 GRACIANA FERREIRA DIAS, . Utilizando processos geométricos da história da matemática para o ensino de equações do 2º grau. UFRN. Francisco Peregrino Rodrigues Neto 375
2009 HELINTON MERCATELLI NETO, . A Coleção História da Matemática para Professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do Ensino Fundamental. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni 373
2009 Jaibis Freitas de Souza . Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática. UFRRJ. José Roberto Linhares de Mattos 346
2009 Mônica de Cássia Siqueira Martines. Algumas Observações sobre aCaracterística de Euler: Uma Introdução de Elementos da História da Matemática no Ensino Médio.. UNESP. Sergio Roberto Nobre 318
2009 Raimundo Santos de Castro  .  Concepções de Matemática de Professores em Formação: outro olhar sobre o fazer matemático. UFMA. Lélia Cristina Silveira de Morae 337
2010 Jussara Teodoro de Faria Perez, . A Contribuição da História da Matemática na Formação dos Professores das Séries Iniciais. PUC - SP. Márcia Helena Mendes Ferraz 366
2010 Marcos Vinicius Ribeiro. O ENSINO DO CONCEITO DE INTEGRAL, EM SALA DE AULA, COM RECURSOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. UNESP. Lourdes de la Rosa Onuchic 410
2011 Luciano Ferreira. Uma Proposta De Ensino De Geometria Hiperbólica: “Construção Do Plano De Poincaré” Com O Uso Do Software Geogebra' . UEM. Rui Marcos de O. Barros 397
2011 Marcos Paulo Ferreira de Araújo. Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História da Matemática. UFRJ. Tatiana Marins Roque 383
2011 Tatiane de Camargo Waldomiro. Abordagem histórico-epistemológica da geometria fazendo uso da geomtria dinâmica. USP. Oscar João Abdounur 398
2012 Ana Catarina Cantoni Roque. Uma investigação sobre a particicpação da história da matemática em uma sala de aula do ensino fundamental. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes 383
2012 Marcos Denilson Guimarães. História da matemática no Ensino Fundamental: usos em sala de aula pelo professor de matemática de Aracaju (SE). UFS. Maria Cristina Martins 398
2012 Wilson Monteiro. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. PUC - SP. Fumikazu Saito 392
2014 ALEXSANDRA LÚCIA MIRANDA LIMA SENNA DA SILVA. A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE DIVISÃO POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. UFES. Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner 95
2014 Claudécio Gonçalves Leite. A construção histórica dos sistemas de numeração como recurso didático para o Ensino Fundamental I. UFC. Francisco Valdemiro Braga 91
2014 Marcelo Miranda Serrão. Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básica. UFPA. João Claudio Brandemberg 382
2014 Tatiana Lopes De Miranda. A Noção De Variável De Alunos Do Ensino Fundamental' . UFPA. João Claudio Brandemberg 5
2015 Denise Benino Dourado Ribeiro. O uso das história das equações nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. 390
2015 Nara Di Beo. O estudo do Trattato del Radio Latino: possível articulação entre história da matemática e ensino . PUC - SP. Maria José Ferreira da Silva 373
2016 Gisane Fagundes Rodrigues. História da Matemática: um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de matemática. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 89
2016 Lidia de Sousa da Cruz. Abordando frações em perspectiva histórica: uma possibilidade de ensino para a educação básica. UFABC. Thaís Cyrino de Mello Forato 414
2016 Luiz Felipe Araujo Mod. O objeto matemático triângulo em teoremas de Regiomontanus: um estudo de suas demosntrações mediado pelo Geogebra. PUC - SP. Thaís Cyrino de Mello Forato 378
2016 VIVIANE OLIVEIRA DE CASTRO. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENSINO. UESC. Sandra Maria Pinto Magina 98
2017 Alessandro Emílio Teruzzi. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base construção de narrativas no Ensino Médio. USP. Mauricio Pietrocola 392
2017 Eliane Siviero da Silva. Ensino de sistemas de numeração baseado em informações históricas: um estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. UEM. Lucieli M. Trivizoli 393
2017 Karen Rodrigues Copello. PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SÉRIE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO. UFSM. João Carlos Gilli Martins 390
2017 SIMONE DANIELLE TYCHANOWICZ. O ENSINO DA DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: COMPREENSÕES DIALOGADAS. UFPR. Luciane Ferreira Mocrosky 377
2018 José dos Santos Guimarães Filho. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) de Leonard Fibonacci (1180-1250) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. UFPA. João Claudio Brandemberg 417
2018 Marcello Ribeiro de Souza. Linha do tempo de história da matemática: uma proposta de utilziação de novas tecnologias para a representação de dois problemas historiográficos. UFRJ. Tatiana Marins Roque 391
2018 Silvia Raquel Aparecida de Moraes. A história da matemática e sua articulação com a educação básica em disciplinas no curso de formação de professores de universidades federais do Estado de Mnas Gerais. UF Itajubá. Mariana Feiteiro Cavalari 416
2018 Antonia Naiara de Sousa Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 91
2018 Eugeniano Brito Martins. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado rabdologiae de 1617. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 267
2018 Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 495
2018 Vanessa Cristina Rhe. O uso da história da matemática nas produções do programa de desenvolvimento educacional (PDE) do paraná. UEM. Lucieli M. Trivizoli 238
2018 Silva Raquel Aparecida de Moraes. A história da matemática e sua articulação com a educação básica em disciplinas dos cursos de formação de professores de universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari 80
2019 Suziê Maria de Albuquerque. Um estudo sobre a articulação entre a ultiplicação contida no traité de gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 269
2019 Verusca Batista Alves. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 274
2019 Letícia de Campos Borges. A história da matemática na formação inicial de professores de matemática: um estudo em teses e dissertações brasileiras. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari Silva 268
2019 Luciane Führ. um olhar para a introdução à escrita simbólica no ensino à luz da história da matemática. UFRGS. Luisa Rodriguez Doering 252
2019 Carla Marilla Caldeirani Lino. As contribuições do uso da história da matemática no ensino do teorema de pitágoras com os alunos da educação de jovens e adultos (eja). UNESP. Zulind L. Freitas 261
2019 Ranúzy Borges Neves. Uma introdução ao estudo das funções trigonométricas com recursos artísticos e seminários sobre a história da matemática no 2º ano do ensino médio. UFSCar. Pedro Luiz Aparecido Malagutti 266
2019 Francisco Wagner Soares Oliveira. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor dematemática. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira 291
2019 Denise Aparecida Enes Ribeiro. História da matemática: a interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em matemática. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 273
2019 Fabrício santos de sousa. Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de lazare carnot para o ensino de cálculo diferencial. UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha 266
2019 Ana Paula Minhano Aleixo da Silva. Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – o quadrante geométrico. UNESP. Marisa da Silva Dias 117
2020 Aline Vaccari Lunelli. A história da matemática e a pesquisa escolar: contribuições de uma sequência de ações com estudantes do ensino médio. UNICENTRO-PR. Márcio André Martins 107
2020 Arthur Zallio Alves Pereira. A MATEMÁTICA LÚDICA DE LEON BATTISTA ALBERTI: viabilizando caminhos para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. PUC-MG. Elenice de Souza Lodron Zuin 108
2020 Emanuel Vieira Martins. Ornamentos no islã medieval: aprendendo conceitos da geometria à luz da teoria da objetivação. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 100
2020 Jéssica Targino Muniz. Soluções de equações quadráticas por ‘Abd Al-Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. UFRN. Giselle Costa de Sousa 146
2020 Kamila Gonçalves Celestino. História da matemática em atividades de geometria: uma proposta para a formação inicial de professores. UNICENTRO-PR. Márcio André Martins 106
2020 Letícia Sousa Carvalho . Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari Silva 102
2021 Maisa Iora. Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais. UFSM. Fabiane Cristina Höpner Noguti 104
2021 Thaciane Jähring Scunk. Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no ensino fundamental. IFES. Ligia Arantes Sad 106