Essa subseção contém dissertações de mestrado resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática.
Ano | Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) | Download |
---|---|---|
1990 | Ema Luiza Beraldo Prado. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE SEUS SIGNIFICADOS NA Educação Matemática . UNESP. Eduardo Sebastiani Ferreira | 349 |
1991 | ANTONIO CARLOS BROLEZZI. A ARTE DE CONTAR: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO VALOR DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. USP. Nilson José Machado | 305 |
1995 | EDMAR HEsMRIQUE RABELO. PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS: UM CAMINHO PARA UM MELHOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. UNICAMP. Sérgio Apparecido Lorezato | 340 |
1996 | Eliana da Silva Souza. UM ESTUDO HISTÓRICO-PEDAGÓGICO DAS CRENÇAS DE FUTUROS PROFESSORES ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA NOÇÃO DE NÚMERO NATURAL. UNICAMP. Antonio Miguel | 327 |
1997 | Iran Abreu Mendes. Ensino de Trigonometria através de Atividades Históricas . UFRN. John Andrew Fossa | 355 |
1997 | ROMÉLIA MARA ALVES SOUTO. HISTÓRIA E ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL . UNESP. Sergio Roberto Nobre | 331 |
2001 | Adriana Aparecida Dambros. A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o siatema de numeração decimal. UFSC. Regina Flemming Damm | 337 |
2002 | Edson Pereira BARBOSA. Significados Produzidos sobre o Conceito de Função Matemática em Sala de Aula: Análise de uma Trajetória da Formação de Professores de Matemática ao Ensino Fundamental. UFMT. Rômulo Campos Lins | 14 |
2003 | Célia Maria Ananias Salvador. Os números relativos em sala de aula: Um olhar para o zero. UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Adair Mendes nacarato | 7 |
2003 | FÁBIO GUERRA CONTRERA. A ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CASO DE TRINOGOMETRIA. PUC - CAMPINAS. Jairo de Araújo Lopes | 18 |
2003 | Josimar de Sousa. A História da Matemática na Concepção de Professores: a (des)mistificação e (des)alienação do Poder e Uso da Matemática. UFMT. Laurizete Ferragut Passos | 11 |
2003 | Liliane dos Santos Gutierre . INTER-RELAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, A MATEMÁTICA E SUA APRENDIZAGEM. UFRN. Marlúcia Menezes de Paiva | 346 |
2003 | Vera Soeiro de Souza Nunes, .. A Matemática no Ensino Médio a partir da sua História: Uma Experiência com a Trigonometria. PUC - RS. Maurivam Guntzel Ramos | 5 |
2004 | Jorge Elias Suliman. O livro didático: possibilidades de articulação com a Resolução de Problemas e com a História da Matemática. USP. Maria do carmo Santos Domite | 14 |
2004 | Luciane Cruz Jess, . As frações em um livro didático de quinta e sexta séries: uma aproximação através da história da matemática. UFPR. Carlos Alberto Viana | 335 |
2005 | Ana Carolina Costa Pereira . TEOREMA DE THALES: UMA CONEXÃO ENTRE OS ASPECTOS GEOMÉTRICO E ALGÉBRICO EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni | 335 |
2005 | Emerson Batista Gomes. História da Matemática como Metodologia de Ensino da Matemática: perspectivas Epistemológica e evolução dos conceitos. UFPA. Adilson Oliveira do Espírito Santo | 330 |
2005 | Milton Luiz Neri PEREIRA. História da matemática e Educação Matemática: como os professores concebem o uso da história da geometria no ensino. UFMT. Antônio Padilha Feltrin | 346 |
2006 | Cristina Dalva Van Berghem Motta, . História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou pintura?. USP. Antônio Carlos Brolezzi | 332 |
2005 | Sidnei de Souza Gomes. História da Matemática: um recurso para o ensino e a aprendizagem da matemática com significados. UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS. Maria Celina Teixeira | 10 |
2007 | José Messildo Viana Nunes. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ÁREA DO CÍRCULO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. UFPA. Renato Borges Guerra | 337 |
2007 | Vanessa Vasconcelos Cosme, . Igualdade Matemática: um estudo de sua história e significados. UFES. Lígia Arantes Sad | 372 |
2008 | ANDRÉ PEREIRA PEDROSO. OS ALGORITMOS NO CONTEXTO DA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. UFSC. Cláudia Regina Flores | 324 |
2008 | Helenara Regina Sampaio. UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA NA Educação Matemática. CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO. UEL. Irinéa de Lourdes Batista. | 327 |
2008 | Julio Faria Correa. UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE QUADRATURAS. UEL. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino | 315 |
2008 | LUCAS FACTOR FELICIANO, . O Uso da História da Matemática em Sala de Aula: o que pensam alguns professores do Ensino Básico. UNESP. Rosa Lucia Sverzut Baroni | 321 |
2008 | Marcos Luis Gomes,. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. UNICAMP. Antonio Miguel | 307 |
2008 | Rodrigo Dias BALESTRI. A PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. UEL. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino | 309 |
2009 | CAUÊ RORATTO. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. UEM. Clélia Maria Ignatius Nogueira | 400 |
2009 | Cristina Aparecida de Melo Piza. Registros de Representação Semiótica e uso Didático da História da Matemática: um estudo sobre parábola. UEL. Angela Marta Pereira das Dores Savioli | 393 |
2009 | GRACIANA FERREIRA DIAS, . Utilizando processos geométricos da história da matemática para o ensino de equações do 2º grau. UFRN. Francisco Peregrino Rodrigues Neto | 375 |
2009 | HELINTON MERCATELLI NETO, . A Coleção História da Matemática para Professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do Ensino Fundamental. UNESP. Rosa Lúcia Sverzut Baroni | 373 |
2009 | Jaibis Freitas de Souza . Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática. UFRRJ. José Roberto Linhares de Mattos | 346 |
2009 | Mônica de Cássia Siqueira Martines. Algumas Observações sobre aCaracterística de Euler: Uma Introdução de Elementos da História da Matemática no Ensino Médio.. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 318 |
2009 | Raimundo Santos de Castro . Concepções de Matemática de Professores em Formação: outro olhar sobre o fazer matemático. UFMA. Lélia Cristina Silveira de Morae | 337 |
2010 | Jussara Teodoro de Faria Perez, . A Contribuição da História da Matemática na Formação dos Professores das Séries Iniciais. PUC - SP. Márcia Helena Mendes Ferraz | 366 |
2010 | Marcos Vinicius Ribeiro. O ENSINO DO CONCEITO DE INTEGRAL, EM SALA DE AULA, COM RECURSOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. UNESP. Lourdes de la Rosa Onuchic | 410 |
2011 | Luciano Ferreira. Uma Proposta De Ensino De Geometria Hiperbólica: Construção Do Plano De Poincaré Com O Uso Do Software Geogebra' . UEM. Rui Marcos de O. Barros | 397 |
2011 | Marcos Paulo Ferreira de Araújo. Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História da Matemática. UFRJ. Tatiana Marins Roque | 383 |
2011 | Tatiane de Camargo Waldomiro. Abordagem histórico-epistemológica da geometria fazendo uso da geomtria dinâmica. USP. Oscar João Abdounur | 398 |
2012 | Ana Catarina Cantoni Roque. Uma investigação sobre a particicpação da história da matemática em uma sala de aula do ensino fundamental. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 383 |
2012 | Marcos Denilson Guimarães. História da matemática no Ensino Fundamental: usos em sala de aula pelo professor de matemática de Aracaju (SE). UFS. Maria Cristina Martins | 398 |
2012 | Wilson Monteiro. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. PUC - SP. Fumikazu Saito | 392 |
2014 | ALEXSANDRA LÚCIA MIRANDA LIMA SENNA DA SILVA. A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE DIVISÃO POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. UFES. Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner | 95 |
2014 | Claudécio Gonçalves Leite. A construção histórica dos sistemas de numeração como recurso didático para o Ensino Fundamental I. UFC. Francisco Valdemiro Braga | 91 |
2014 | Marcelo Miranda Serrão. Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básica. UFPA. João Claudio Brandemberg | 382 |
2014 | Tatiana Lopes De Miranda. A Noção De Variável De Alunos Do Ensino Fundamental' . UFPA. João Claudio Brandemberg | 5 |
2015 | Denise Benino Dourado Ribeiro. O uso das história das equações nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática na Educação Básica. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. | 390 |
2015 | Nara Di Beo. O estudo do Trattato del Radio Latino: possível articulação entre história da matemática e ensino . PUC - SP. Maria José Ferreira da Silva | 373 |
2016 | Gisane Fagundes Rodrigues. História da Matemática: um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de matemática. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 89 |
2016 | Lidia de Sousa da Cruz. Abordando frações em perspectiva histórica: uma possibilidade de ensino para a educação básica. UFABC. Thaís Cyrino de Mello Forato | 414 |
2016 | Luiz Felipe Araujo Mod. O objeto matemático triângulo em teoremas de Regiomontanus: um estudo de suas demosntrações mediado pelo Geogebra. PUC - SP. Thaís Cyrino de Mello Forato | 378 |
2016 | VIVIANE OLIVEIRA DE CASTRO. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENSINO. UESC. Sandra Maria Pinto Magina | 98 |
2017 | Alessandro Emílio Teruzzi. A produção de sentido na aula de matemática: a história da matemática como base construção de narrativas no Ensino Médio. USP. Mauricio Pietrocola | 392 |
2017 | Eliane Siviero da Silva. Ensino de sistemas de numeração baseado em informações históricas: um estudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 393 |
2017 | Karen Rodrigues Copello. PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SÉRIE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO. UFSM. João Carlos Gilli Martins | 390 |
2017 | SIMONE DANIELLE TYCHANOWICZ. O ENSINO DA DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS: COMPREENSÕES DIALOGADAS. UFPR. Luciane Ferreira Mocrosky | 377 |
2018 | José dos Santos Guimarães Filho. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) de Leonard Fibonacci (1180-1250) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. UFPA. João Claudio Brandemberg | 417 |
2018 | Marcello Ribeiro de Souza. Linha do tempo de história da matemática: uma proposta de utilziação de novas tecnologias para a representação de dois problemas historiográficos. UFRJ. Tatiana Marins Roque | 391 |
2018 | Silvia Raquel Aparecida de Moraes. A história da matemática e sua articulação com a educação básica em disciplinas no curso de formação de professores de universidades federais do Estado de Mnas Gerais. UF Itajubá. Mariana Feiteiro Cavalari | 416 |
2018 | Antonia Naiara de Sousa Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 91 |
2018 | Eugeniano Brito Martins. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado rabdologiae de 1617. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 267 |
2018 | Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 495 |
2018 | Vanessa Cristina Rhe. O uso da história da matemática nas produções do programa de desenvolvimento educacional (PDE) do paraná. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 238 |
2018 | Silva Raquel Aparecida de Moraes. A história da matemática e sua articulação com a educação básica em disciplinas dos cursos de formação de professores de universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari | 80 |
2019 | Suziê Maria de Albuquerque. Um estudo sobre a articulação entre a ultiplicação contida no traité de gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 269 |
2019 | Verusca Batista Alves. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 274 |
2019 | Letícia de Campos Borges. A história da matemática na formação inicial de professores de matemática: um estudo em teses e dissertações brasileiras. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari Silva | 268 |
2019 | Luciane Führ. um olhar para a introdução à escrita simbólica no ensino à luz da história da matemática. UFRGS. Luisa Rodriguez Doering | 252 |
2019 | Carla Marilla Caldeirani Lino. As contribuições do uso da história da matemática no ensino do teorema de pitágoras com os alunos da educação de jovens e adultos (eja). UNESP. Zulind L. Freitas | 261 |
2019 | Ranúzy Borges Neves. Uma introdução ao estudo das funções trigonométricas com recursos artísticos e seminários sobre a história da matemática no 2º ano do ensino médio. UFSCar. Pedro Luiz Aparecido Malagutti | 266 |
2019 | Francisco Wagner Soares Oliveira. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor dematemática. IFCE. Ana Carolina Costa Pereira | 291 |
2019 | Denise Aparecida Enes Ribeiro. História da matemática: a interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em matemática. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 273 |
2019 | Fabrício santos de sousa. Potencialidades pedagógicas do livro réflexions sur la métaphysique du calcul infinitésimal de lazare carnot para o ensino de cálculo diferencial. UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha | 266 |
2019 | Ana Paula Minhano Aleixo da Silva. Uma interface entre história e ensino de matemática: contribuições na formação de conceitos de estudantes na construção e utilização de um instrumento de medida do século XVI – o quadrante geométrico. UNESP. Marisa da Silva Dias | 117 |
2020 | Aline Vaccari Lunelli. A história da matemática e a pesquisa escolar: contribuições de uma sequência de ações com estudantes do ensino médio. UNICENTRO-PR. Márcio André Martins | 107 |
2020 | Arthur Zallio Alves Pereira. A MATEMÁTICA LÚDICA DE LEON BATTISTA ALBERTI: viabilizando caminhos para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. PUC-MG. Elenice de Souza Lodron Zuin | 108 |
2020 | Emanuel Vieira Martins. Ornamentos no islã medieval: aprendendo conceitos da geometria à luz da teoria da objetivação. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 100 |
2020 | Jéssica Targino Muniz. Soluções de equações quadráticas por ‘Abd Al-Hamid Ibn Turk na formação inicial do professor de matemática: uma perspectiva orientada pela história da matemática. UFRN. Giselle Costa de Sousa | 146 |
2020 | Kamila Gonçalves Celestino. História da matemática em atividades de geometria: uma proposta para a formação inicial de professores. UNICENTRO-PR. Márcio André Martins | 106 |
2020 | Letícia Sousa Carvalho . Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari Silva | 102 |
2021 | Maisa Iora. Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais. UFSM. Fabiane Cristina Höpner Noguti | 104 |
2021 | Thaciane Jähring Scunk. Produção de significados para poliedros de Platão e relação de Euler numa abordagem utilizando a história da matemática no ensino fundamental. IFES. Ligia Arantes Sad | 106 |