Essa subseção contém dissertações de mestrado resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática. Neste caso há uma tendência à criaçãod e modelos didáticos mais direcionados para o ensino e aprendizagem em contextos de aprendizagem multivariados.
Ano | Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) | Download |
---|---|---|
2004 | Carmen Rosane Pinto Frazon . ANÁLISE DO LIVRO I DO GEOMETRIA DE DESCARTES: apontando caminhos para o ensino da Geometria Analítica segundo uma abordagem histórica. UFRN. Arlete de Jesus Brito | 332 |
2004 | Cristiano Othon de Amorim Costa . A Perspectiva no Olhar -Ciência e Arte do Renascimento- . PUC - SP. Vincenzo bongiovanni | 321 |
2005 | ANDREIA JULIO DE OLIVEIRA. O ENSINO DOS LOGARITMOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. UFRN. Arlete de Jesus Brito | 322 |
2005 | TEREZINHA FRANCELINO FERREIRA. A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR. PUC - SP. Ubiratan D 'Ambrósio | 318 |
2007 | CLAUDIMAR ABADIO DOS SANTOS. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio | 341 |
2007 | MARCO AURÉLIO MUNHOZ CANO. Ciência, magia e filosofia no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma introdução histórica sobre o Teorema de Pitágoras. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio | 306 |
2007 | Marta Maria Mauricio Macena, . CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA PARA UMA APRENDIZAGEM DAS SECÇÕES CÔNICAS COM SIGNIFICADO. UFRN. Iran Abreu Mendes | 332 |
2008 | Everaldo Fernandes Barbosa. A Regra de L'Hôpital - Análise Histórica da Regra de L'Hopital. A importância da História da Matemática na disciplina de cálculo. UNICAMP. Eduardo Sebastiani Ferreira | 321 |
2008 | Odenise Maria Bezerra, . Investigação Histórica nas Aulas de Matemática: Avaliação de Duas Experiências. UFRN. Iran Abreu Mendes | 320 |
2008 | Robson de Oliveira Santos, . O uso pedagógico de uma sequência didática para a construção do conceito de números complexos. UFRN. John Andrew Fossa | 330 |
2008 | Sonia Maria Cavalcanti da Rocha, . Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo concentrado no conceito de função. UFRN. Iran Abreu Mendes | 326 |
2009 | Georgiane Amorin Silva . Estudo Histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos à luz de Eugène Bahier . UFRN. John Andrew Fossa | 310 |
2010 | Alexandro José Correia Scopel. Contribuições Didáticas de Malba Tahan para o Ensino de Matemática. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda | 306 |
2010 | José Roberto Costa Júnior, . ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: contribuições da História da Matemática. UFRN. Paulo Cézar de Faria | 327 |
2011 | Benedito Fialho Machado. Vídeo-aula de história da matemática - uma possibilidade didática para o ensino de matemática. UFRN. Iran Abreu Mendes | 328 |
2011 | Daniel Gustavo de Oliveira. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob a perspectiva histórica. UFOP. FELIPE ROGÉRIO PIMENTEL | 325 |
2011 | Elaine Souza de Macêdo. Uma sequência didática para o ensino da resolução da equação do 2º grau: adequação para uso com professores. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 329 |
2011 | Evanildo Costa Soares. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. UFRN. Iran Abreu Mendes | 329 |
2011 | Rafael Rix Gerônimo. Elaboralão de um RGP (Role Playing Game) a partir do Papiro de Rhind. PUC - SP. Fumikazu Saito | 307 |
2011 | Severino Carlos Gomes. Elaboração e aplicação de uma sequencia de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 330 |
2011 | Valdirene Rosa de Sousa. Funções no Ensino Médio: história e modelagem. PUC - SP. Antonio Carlos Brolezzi | 318 |
2012 | Albimar Gonçalves de Melo. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partr de dissertações e teses defendidas no Brasil de 1990 - 2010. UFRN. Iran Abreu Mendes | 380 |
2012 | Daividson Paulo Azevedo Oliveira. Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de cohecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de função por meio da pedagogia cultural relevante. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA | 357 |
2012 | Gladis Bortoli . Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investugativa. UNIVATES. MIRIAN INES MARCHI | 325 |
2012 | Jeferson André Gottardi. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. URB. TANIA BAIER | 332 |
2012 | Liceu Luis de Carvalho. Atividades estruturadas de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de e-book. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre | 314 |
2012 | Marcia Nunes dos Santos. A história da matemática como desencadeadora de atividades investugatórias sobre o teorema de Tales: análise de uma experiência realizada com uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA | 306 |
2013 | Ana Paula Pereira do Nascimento Silva. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de comnhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 305 |
2013 | Anna Karla Silva do Nascimento. Geometria não-euclidiana como anomalias: implicação para o ensino de geometria e medidas. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA | 307 |
2013 | Evandro Alexandre da Silva Costa. Analisando algumas potencialidades pedgógicas da história da Matemática no ensino e aprendizagem de disciplina de Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada. UFOP. MILTON ROSA | 311 |
2013 | Fabiano Teixeira Garcia. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática à distância. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA | 314 |
2013 | Freud Romão. Matemática védica no ensino das quatro operações. UFRN. Iran Abreu Mendes | 310 |
2013 | Jefferson Leandro Gomes de Oliveira. Elaboração de atividades didáticas para o ensino de matemática a partir de Lençons Élémentarires de Lagrange. UFRN. Iran Abreu Mendes | 306 |
2013 | Juliana de Melo Pereira. História da matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 306 |
2013 | Lidiane Schimidtz Lopes. A história da matemática e o Blog na formação inicial do professor. UFPel. ANDRE LUIZ ANDREJEW FERREIRA | 297 |
2013 | Marcos Vinicius Ferreira Fernandes. Métodos históricos utilizados para a resolução de uma equação do 2º grau. UFSCAR. JOÃO CARLOS VIEIRA SAMPAIO | 310 |
2013 | Michelle da Costa Barros Coelho. Números complexos e suas aplicações geométricas no ensino superior. CEFET RJ. DAYSE HAIME PASTORE | 328 |
2013 | Paula Cristina Bacca. Geometria analítica na educação básica: primeiros passos no plano cartesiano. URB. TANIA BAIER | 295 |
2013 | Viviane Chitolina. A geometria dos mosaicos: uma proposta contextualizada na história da matemática. URI. NILCE FATIMA SCHEFFER | 320 |
2014 | Alexsandro Coelho Alencar. História no livro didático de matemática: práticas discursivas. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 359 |
2014 | Clovis Lisboa dos Santos Juniot. História da matemática no processo educativo: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas - Bahia. IFES. EDMAR REIS THIEGON | 349 |
2014 | Eduardo Jesus Dias. O uso dos tablets nas aulas de matemática no Ensino Médio. UNICSUL. CARLOS FERNANDO DE ARAUJO JUNIOR | 4335 |
2014 | Gelindo Martineli Alves. As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para formação da cidadania dos alunos do 8º ano do ensino fundamental por meio de ensino e aprendizagem de conteúdos de Educação Financeira . UFOP. MILTON ROSA | 316 |
2014 | Giovani Marcelo Schimdt. A história da matemática como recurso didático para o ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. WALDIR PRETTO | 308 |
2014 | José Damião Souza de Oliveira. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 - 1800) em atividades com o Geogebra. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA | 307 |
2014 | Juliano Eli. Números complexos e suas aplicações : uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica. URB. TANIA BAIER | 314 |
2014 | Lunarde Lourenço dos Santos Freitas. ÁLGEBRA BOOLEANA E MODELOS MATEMÁTICOS DE SIMPLIFICAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda | 300 |
2014 | Lupi Scheer dos Santos. A geometria de escola e a utilização da história em quadrinhos nos anos finais do EF. UFPel. CARLA RODRIGUES GONÇALVES | 320 |
2014 | Maria Edilane Braz. História da matemática e teatro nas aulas sobre teorema de tales: um script proposto. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre | 316 |
2015 | Fabio Caceres. O ensino de geometria euclidiana: possíveis contribuições da história da matemática e de resolução de problemas de George Polya. UFSCAR. PAULO CEZAR OLIVEIRA | 384 |
2015 | Jonathan Gil Müller. Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: desafios lúdicos. URB. TANIA BAIER | 358 |
2015 | Juliana Maria Schivani Alves. Dos mínimos quadrados à regressão linear: atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA | 371 |
2016 | Alexandre Oliveira da Silva. A evolução dos algoritmos das operações artiméticas ao longo da história. USS. Lucia Maria Aversa Villela | 382 |
2016 | Benjamim Cardoso da Silva Neto. História da matemática e produção de significados: Porpista de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. IFG. ADELINO CANDIDO PIMENTA | 377 |
2016 | Elisângela Miranda Pereira. A história da matemática nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. UNIFEI. Maria Feiteiro Cavalari | 375 |
2016 | Gesivaldo dos Santos Silva. História da matemática na formação de professores: sistema de numeração antigo. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 497 |
2016 | ILMA RIBEIRO LINHARES FERREIRA. HISTÓRIA NA Educação Matemática: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. UFMG. WAGNER AHMAT AUAREK | 374 |
2016 | Lauro Chagas e Sá. Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes partir de uma abordagem histórico investigativa. IFES. Sandra Aparecida Fraga da Silva | 349 |
2016 | Tiago Bissi. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino apartir da matemática do Antigo Egito. IFES. Lígia Arantes Sad | 368 |
2017 | Fabiana de Souza Bonfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. USP. Antônio Carlos Brolezzi | 407 |
2017 | Lucas Ferreira Gomes. Vídeos didáticos e história da matemática: uma proposta para explorar as geometrias não-euclidianas na formação docente. UFPR. Eliane Maria de Oliveira Araman | 374 |
2017 | Luciana vieira andrade. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA | 381 |
2017 | Marcos Roberto dos Santos. Compreensão de professores do EM acerca de utilização de HM no Ensino de Matemática. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari | 385 |
2017 | Michele de Souza Moraes. Setor Trigonal: contribuições de uma atividade didática na formação de conceitos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. UNESP. Marisa da Silva Dias | 361 |
2017 | Monica Carmes Gonçalves. A matemática no Ensino Médio, conceito, legislação e instrumento de apoio para a aprendizagem: o caso do Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. UNIALFA. Cíntia Neves Godoi | 346 |
2017 | Telma Fidelis Fragoso Silva. "Nem tudo é por Bháskara": a aprendizagem significativa por meiod a história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. UNIGRANRIO. Eline das Flores Victer | 346 |
2018 | Edimar Correa E. Silva. A história da matemática na educação básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógica. UEG. Roberto Barcelos Souza | 404 |
2018 | Edmar Luiz Gomes Junior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da Alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos | 380 |
2018 | Edvaldo Alves de Moraes. Interface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico de medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. UNESP. Marisa da Silva Dias | 401 |
2018 | Gilson Abdala Prata Filho. Teorema de pitágoras a partir da história da matemática: análises epistemológicas de atividades em turmas de 9º ano da rede pública. IFES. Lígia Arantes Sad | 390 |
2018 | Valdson Davi Moura Silva. Abordagem da história da matemática no ensino de probabilidade nos livros didáticos do ensino médio. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa | 402 |
2018 | Elaine Regina Marquezin Marinho. A história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo. USP. Francisco Cesar Polcino Milies | 246 |
2018 | Ivan Álvaro dos Santos. A história da matemática como recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de multiplicação de números naturais. FURB. Tânia Baier | 265 |
2018 | Claudiany Narciso Borges. A história da matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática . UFT. Alcione Marques Fernandes | 81 |
2018 | Edmar Luiz Gomes Júnior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos | 73 |
2018 | Guilherme Augusto Vaz. Um passeio pelo pensamento musical de Leonhard Euler: a leitura do mestre e seu uso em sala de aula. USP. Rogério Monteiro de Siqueira | 69 |
2018 | Ricardo Separovic Seerban. Construções dos Elementos na Educação Básica. USP. Antonio Carlos Brolezzi | 76 |
2018 | Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II. USP. Antonio Carlos Brolezzi | 91 |
2018 | Rubens Alves de Oliveira. Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução. UFT. Alcione Marques Fernandes | 77 |
2019 | Alison Luan Ferreira da Silva. História da matemática tecnologias digitais e investigação matemática no ensino de unidades temáticas de matemática da bncc para o 8° ano. UFRN. Giselle Costa de Sousa | 260 |
2019 | Marlene Gorete de Araujo. Bu Ja'far Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 240 |
2019 | Camila Cristina Carvalho Palazzo. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal. USP. Esther de Almeida Prado Rodrigues | 133 |
2019 | Fernanda Carpintero de Moraes. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. UFSCar. João Carlos Vieira Sampaio | 93 |
2019 | Maria Teresa Costa Barboza. Uma proposta de ensino de funções usando a História da Matemática como recurso pedagógico. UFTM. Mônica de Cássia Siqueira Martines | 89 |
2019 | Tatiana Tortato Dalarmi. Uma análise do pensamento egípcio nos problemas 24, 25, 26, 27 e 34 do Papiro de Rhind. UFPR. Alexandre Luis Trovon de Carvalho | 93 |
2020 | Júnio Cândido dos Santos. Histórias de circunferência e círculo: possibilidades didáticas na educação profissional e tecnológica. IFPB. Rafael José Alves do Rego Barros | 91 |
2020 | Renato Alves de Carvalho. O resgate de elementos da Paidéia grega como orientação no uso da história da matemática e da música em sala de aula. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos | 89 |
2020 | Thais Maria Barbosa Goulart. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. UFOP. Ana Cristina Ferreira | 180 |
2020 | Anderson Araujo Matos. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. UEFS. Carlos Alberto de Lima | 93 |