Dissertações (Mestrado Profissional) - História para o Ensino da Matemática

Essa subseção contém dissertações de mestrado resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática. Neste caso há uma tendência à criaçãod e modelos didáticos mais direcionados para o ensino e aprendizagem em contextos de aprendizagem multivariados.

Ano Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) Download
2004 Carmen Rosane Pinto Frazon . ANÁLISE DO LIVRO I DO GEOMETRIA DE DESCARTES: apontando caminhos para o ensino da Geometria Analítica segundo uma abordagem histórica. UFRN. Arlete de Jesus Brito 437
2004 Cristiano Othon de Amorim Costa . A Perspectiva no Olhar -Ciência e Arte do Renascimento- . PUC - SP. Vincenzo bongiovanni 329
2005 ANDREIA JULIO DE OLIVEIRA. O ENSINO DOS LOGARITMOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA. UFRN. Arlete de Jesus Brito 332
2005 TEREZINHA FRANCELINO FERREIRA. A DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR. PUC - SP. Ubiratan D 'Ambrósio 329
2007 CLAUDIMAR ABADIO DOS SANTOS. A história da matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da matemática. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 350
2007 MARCO AURÉLIO MUNHOZ CANO. Ciência, magia e filosofia no processo de ensino-aprendizagem da matemática: uma introdução histórica sobre o Teorema de Pitágoras. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio 313
2007 Marta Maria Mauricio Macena, . CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO EM SALA DE AULA PARA UMA APRENDIZAGEM DAS SECÇÕES CÔNICAS COM SIGNIFICADO. UFRN. Iran Abreu Mendes 341
2008 Everaldo Fernandes Barbosa.  A Regra de L'Hôpital - Análise Histórica da Regra de L'Hopital. A importância da História da Matemática na disciplina de cálculo. UNICAMP. Eduardo Sebastiani Ferreira 330
2008 Odenise Maria Bezerra, . Investigação Histórica nas Aulas de Matemática: Avaliação de Duas Experiências. UFRN. Iran Abreu Mendes 330
2008 Robson de Oliveira Santos, . O uso pedagógico de uma sequência didática para a construção do conceito de números complexos. UFRN. John Andrew Fossa 341
2008 Sonia Maria Cavalcanti da Rocha, . Investigação histórica na formação de professores de matemática: um estudo concentrado no conceito de função. UFRN. Iran Abreu Mendes 334
2009 Georgiane Amorin Silva . Estudo Histórico e pedagógico sobre ternos pitagóricos à luz de Eugène Bahier . UFRN. John Andrew Fossa 321
2010 Alexandro José Correia Scopel. Contribuições Didáticas de Malba Tahan para o Ensino de Matemática. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda 316
2010 José Roberto Costa Júnior, . ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE: contribuições da História da Matemática. UFRN. Paulo Cézar de Faria 337
2011 Benedito Fialho Machado. Vídeo-aula de história da matemática - uma possibilidade didática para o ensino de matemática. UFRN. Iran Abreu Mendes 338
2011 Daniel Gustavo de Oliveira. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob a perspectiva histórica. UFOP. FELIPE ROGÉRIO PIMENTEL 335
2011 Elaine Souza de Macêdo. Uma sequência didática para o ensino da resolução da equação do 2º grau: adequação para uso com professores. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 338
2011 Evanildo Costa Soares. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. UFRN. Iran Abreu Mendes 340
2011 Rafael Rix Gerônimo. Elaboralão de um RGP (Role Playing Game) a partir do Papiro de Rhind. PUC - SP. Fumikazu Saito 320
2011 Severino Carlos Gomes. Elaboração e aplicação de uma sequencia de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 341
2011 Valdirene Rosa de Sousa. Funções no Ensino Médio: história e modelagem. PUC - SP. Antonio Carlos Brolezzi 326
2012 Albimar Gonçalves de Melo. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partr de dissertações e teses defendidas no Brasil de 1990 - 2010. UFRN. Iran Abreu Mendes 392
2012 Daividson Paulo Azevedo Oliveira. Um estudo misto para entender as contribuições de atividades baseadas nos fundos de cohecimento e ancoradas na perspectiva sociocultural da história da matemática para a aprendizagem de função por meio da pedagogia cultural relevante. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 367
2012 Gladis Bortoli . Um olhar histórico nas aulas de trigonometria: possibilidades de uma prática pedagógica investugativa. UNIVATES. MIRIAN INES MARCHI 335
2012 Jeferson André Gottardi. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL. URB. TANIA BAIER 343
2012 Liceu Luis de Carvalho. Atividades estruturadas de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de e-book. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre 323
2012 Marcia Nunes dos Santos. A história da matemática como desencadeadora de atividades investugatórias sobre o teorema de Tales: análise de uma experiência realizada com uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 315
2013 Ana Paula Pereira do Nascimento Silva. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de comnhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 316
2013 Anna Karla Silva do Nascimento. Geometria não-euclidiana como anomalias: implicação para o ensino de geometria e medidas. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA 317
2013 Evandro Alexandre da Silva Costa. Analisando algumas potencialidades pedgógicas da história da Matemática no ensino e aprendizagem de disciplina de Desenho Geométrico por meio da Teoria Fundamentada. UFOP. MILTON ROSA 321
2013 Fabiano Teixeira Garcia. A prática de ensino com a história da matemática na formação inicial de professores de matemática à distância. UFOP. MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA 325
2013 Freud Romão. Matemática védica no ensino das quatro operações. UFRN. Iran Abreu Mendes 318
2013 Jefferson Leandro Gomes de Oliveira. Elaboração de atividades didáticas para o ensino de matemática a partir de Lençons Élémentarires de Lagrange. UFRN. Iran Abreu Mendes 316
2013 Juliana de Melo Pereira. História da matemática na formação do professor: dificuldades e sugestões. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 314
2013 Lidiane Schimidtz Lopes. A história da matemática e o Blog na formação inicial do professor. UFPel. ANDRE LUIZ ANDREJEW FERREIRA 304
2013 Marcos Vinicius Ferreira Fernandes. Métodos históricos utilizados para a resolução de uma equação do 2º grau. UFSCAR. JOÃO CARLOS VIEIRA SAMPAIO 319
2013 Michelle da Costa Barros Coelho. Números complexos e suas aplicações geométricas no ensino superior. CEFET RJ. DAYSE HAIME PASTORE 338
2013 Paula Cristina Bacca. Geometria analítica na educação básica: primeiros passos no plano cartesiano. URB. TANIA BAIER 324
2013 Viviane Chitolina. A geometria dos mosaicos: uma proposta contextualizada na história da matemática. URI. NILCE FATIMA SCHEFFER 329
2014 Alexsandro Coelho Alencar. História no livro didático de matemática: práticas discursivas. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 367
2014 Clovis Lisboa dos Santos Juniot. História da matemática no processo educativo: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas - Bahia. IFES. EDMAR REIS THIEGON 357
2014 Eduardo Jesus Dias. O uso dos tablets nas aulas de matemática no Ensino Médio. UNICSUL. CARLOS FERNANDO DE ARAUJO JUNIOR 4343
2014 Gelindo Martineli Alves. As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para formação da cidadania dos alunos do 8º ano do ensino fundamental por meio de ensino e aprendizagem de conteúdos de Educação Financeira . UFOP. MILTON ROSA 327
2014 Giovani Marcelo Schimdt. A história da matemática como recurso didático para o ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. WALDIR PRETTO 316
2014 José Damião Souza de Oliveira. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 - 1800) em atividades com o Geogebra. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA 317
2014 Juliano Eli. Números complexos e suas aplicações : uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica. URB. TANIA BAIER 325
2014 Lunarde Lourenço dos Santos Freitas. ÁLGEBRA BOOLEANA E MODELOS MATEMÁTICOS DE SIMPLIFICAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS. PUC - MG. Dimas Felipe de Miranda 310
2014 Lupi Scheer dos Santos. A geometria de escola e a utilização da história em quadrinhos nos anos finais do EF. UFPel. CARLA RODRIGUES GONÇALVES 329
2014 Maria Edilane Braz. História da matemática e teatro nas aulas sobre teorema de tales: um script proposto. UFRN. Liliane dos Santos Gutierre 324
2015 Fabio Caceres. O ensino de geometria euclidiana: possíveis contribuições da história da matemática e de resolução de problemas de George Polya. UFSCAR. PAULO CEZAR OLIVEIRA 394
2015 Jonathan Gil Müller. Teoria dos Grafos para o Ensino Fundamental: desafios lúdicos. URB. TANIA BAIER 366
2015 Juliana Maria Schivani Alves. Dos mínimos quadrados à regressão linear: atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas. UFRN. GISELE COSTA DE SOUZA 381
2016 Alexandre Oliveira da Silva. A evolução dos algoritmos das operações artiméticas ao longo da história. USS. Lucia Maria Aversa Villela 391
2016 Benjamim Cardoso da Silva Neto. História da matemática e produção de significados: Porpista de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. IFG. ADELINO CANDIDO PIMENTA 385
2016 Elisângela Miranda Pereira. A história da matemática nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. UNIFEI. Maria Feiteiro Cavalari 386
2016 Gesivaldo dos Santos Silva. História da matemática na formação de professores: sistema de numeração antigo. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 507
2016 ILMA RIBEIRO LINHARES FERREIRA. HISTÓRIA NA Educação Matemática: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. UFMG. WAGNER AHMAT AUAREK 384
2016 Lauro Chagas e Sá. Construção e utilização de maquete eletrônica para ensino de grafos: aprendizagens discentes partir de uma abordagem histórico investigativa. IFES. Sandra Aparecida Fraga da Silva 356
2016 Tiago Bissi. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino apartir da matemática do Antigo Egito. IFES. Lígia Arantes Sad 379
2017 Fabiana de Souza Bonfim. História da matemática e cinema: o caso da criptografia na introdução do ensino de álgebra. USP. Antônio Carlos Brolezzi 417
2017 Lucas Ferreira Gomes. Vídeos didáticos e história da matemática: uma proposta para explorar as geometrias não-euclidianas na formação docente. UFPR. Eliane Maria de Oliveira Araman 384
2017 Luciana vieira andrade. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. UFRN. GISELLE COSTA DE SOUZA 392
2017 Marcos Roberto dos Santos. Compreensão de professores do EM acerca de utilização de HM no Ensino de Matemática. UNIFEI. Mariana Feiteiro Cavalari 393
2017 Michele de Souza Moraes. Setor Trigonal: contribuições de uma atividade didática na formação de conceitos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. UNESP. Marisa da Silva Dias 370
2017 Monica Carmes Gonçalves. A matemática no Ensino Médio, conceito, legislação e instrumento de apoio para a aprendizagem: o caso do Instituto Federal Goiano - Campus Trindade. UNIALFA. Cíntia Neves Godoi 354
2017 Telma Fidelis Fragoso Silva. "Nem tudo é por Bháskara": a aprendizagem significativa por meiod a história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. UNIGRANRIO. Eline das Flores Victer 354
2018 Edimar Correa E. Silva. A história da matemática na educação básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógica. UEG. Roberto Barcelos Souza 414
2018 Edmar Luiz Gomes Junior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da Alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 390
2018 Edvaldo Alves de Moraes. Interface entre história e ensino de matemática: um movimento lógico-histórico de medição do tempo e a atividade orientadora de ensino. UNESP. Marisa da Silva Dias 412
2018 Gilson Abdala Prata Filho. Teorema de pitágoras a partir da história da matemática: análises epistemológicas de atividades em turmas de 9º ano da rede pública. IFES. Lígia Arantes Sad 400
2018 Valdson Davi Moura Silva. Abordagem da história da matemática no ensino de probabilidade nos livros didáticos do ensino médio. UEPB. José Lamartine da Costa Barbosa 411
2018 Elaine Regina Marquezin Marinho. A história da matemática como motivação para a aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo. USP. Francisco Cesar Polcino Milies 257
2018 Ivan Álvaro dos Santos. A história da matemática como recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de multiplicação de números naturais. FURB. Tânia Baier 276
2018 Claudiany Narciso Borges. A história da matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática . UFT. Alcione Marques Fernandes 89
2018 Edmar Luiz Gomes Júnior. A elaboração e o desenvolvimento de atividades orientadoras de ensino pautadas em situações históricas: o sistema hidráulico da alhambra e o bloco grandezas e medidas. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 84
2018 Guilherme Augusto Vaz. Um passeio pelo pensamento musical de Leonhard Euler: a leitura do mestre e seu uso em sala de aula. USP. Rogério Monteiro de Siqueira 78
2018 Ricardo Separovic Seerban. Construções dos Elementos na Educação Básica. USP. Antonio Carlos Brolezzi 86
2018 Roney Lima do Nascimento. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II. USP. Antonio Carlos Brolezzi 100
2018 Rubens Alves de Oliveira. Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução. UFT. Alcione Marques Fernandes 86
2019 Alison Luan Ferreira da Silva. História da matemática tecnologias digitais e investigação matemática no ensino de unidades temáticas de matemática da bncc para o 8° ano. UFRN. Giselle Costa de Sousa 270
2019 Marlene Gorete de Araujo. Bu Ja'far Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi: contribuições da álgebra para o ensino. UFRN. Bernadete Barbosa Morey 249
2019 Camila Cristina Carvalho Palazzo. Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal. USP. Esther de Almeida Prado Rodrigues 142
2019 Fernanda Carpintero de Moraes. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. UFSCar. João Carlos Vieira Sampaio 101
2019 Maria Teresa Costa Barboza. Uma proposta de ensino de funções usando a História da Matemática como recurso pedagógico. UFTM. Mônica de Cássia Siqueira Martines 97
2019 Tatiana Tortato Dalarmi. Uma análise do pensamento egípcio nos problemas 24, 25, 26, 27 e 34 do Papiro de Rhind. UFPR. Alexandre Luis Trovon de Carvalho 102
2020 Júnio Cândido dos Santos. Histórias de circunferência e círculo: possibilidades didáticas na educação profissional e tecnológica. IFPB. Rafael José Alves do Rego Barros 101
2020 Renato Alves de Carvalho. O resgate de elementos da Paidéia grega como orientação no uso da história da matemática e da música em sala de aula. UFOP. Dilhermando Ferreira Campos 97
2020 Thais Maria Barbosa Goulart. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. UFOP. Ana Cristina Ferreira 191
2020 Anderson Araujo Matos. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. UEFS. Carlos Alberto de Lima 105