Produtos Educacionais de dissertações de Mestrados Profissionais

Nesta seção encontram-se os produtos educacionais de mestrados profissionais que estão dispostos em sites de Programas de Pós-Graduação. As primeiras pesquisas de dissertações de Mestrados Profissionais que utilizam História da Matemática datam de 2004, porém os produtos que localizamos são de 2011 a 2019 em diversos Programas de Pós-Graduação no Brasil.

Ano Autor(es) / Título / Instituição Download
2011 Daniel Gustavo de Oliveira; Felipe Rogério Pimentel. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica. UFOP. 409
2011 Davidson Paulo Azevedo Oliveira; Marger da Conceição Ventura Viana; Milton Rosa . Um pouco de história das funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. UFOP. 383
2012 Albimar Gonçalves de Mello. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no brasil entre 1990-2010. UFRN. 433
2012 Gládis Bortoli; Miriam Ines Marchi; Ieda Maria Giongo . A trigonometria e o “mundo da construção civil” numa prática pedagógica. UNIVATES. 371
2012 Márcia Nunes dos Santos; Marger da Conceição Ventura Viana . Teorema de Tales com atividades investigatórias e História da Matemática . UFOP. 387
2013 Evandro Alexandre da Silva. Potencializando o ensino e aprendizagem do desenho geométrico por meio da História da MatemáticaPotencializando o ensino e aprendizagem do desenho geométrico por meio da História da Matemática. UFOP. 376
2013 Fabiano Teixeira Garcia; Marger da Conceiçãido Ventura Viana . Atividades de prática de ensino em EAD: história da matemática para formação inicial de professores. UFOP. 400
2013 Lidiane Schimitz Lopes . Produto da dissertação "A História da Matemática e o Blog na formação inicial do professor". UFPel. 368
2014 Alexsandro Coelho Alencar; José Lamartine da Costa Barbosa . Manual para análise crítica da história da matemática no livro didático de matemática. UEPB. 383
2014 Clovis Lisboa dos Santos Jr.; Edmar Reis Thiengo; Sandra Aparecida Fraga da Silva; . Publicações de História da Matemática em vídeos didáticos: uma abordagem no Ensino Médio. IFES. 359
2014 Gelindo Martineli Alves; Milton Rosa; Marger da Conceição Ventura Viana;. Em busca de uma educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania nos alunos. UFOP. 397
2014 José Damião Souza de Oliveira; Giselle Costa de Souza . A Geometria do Compasso e o Geogebra: Estudando a geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750-1800) em atividades com o Geogebra. UFRN. 351
2014 Juliano Eli; Tânia Baier; Márcia Regina Barcellos Vianna Vanti . Números complexos e suas aplicações: uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica. FURB. 393
2014 Lupi Scheer dos Santos; Carla Gonçalves da Silva . História da Matemática em quadrinhos. UFPel. 394
2014 Maria Edilande Braz. Script da peça teatral: a geometria de Tales. UFRN. 373
2014 Wilter Freitas Ibiapina. Caderno de Atividades: uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação . UFRN. 377
2015 Jonathan Gil Müller; Tânia Baier . Teoria dos grafos para o ensino fundamental: desafios lúdicos . FURB. 400
2015 Juliana Maria Schivani Alves; Giselle Costa de Sousa . Dos mínimos quadrados à regressão linear: atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas. UFRN. 396
2016 Benjamim Cardoso da Silva Neto; Adelino Candido Pimenta . Tarefas didáticas com uso de episódios de História da Matemática visando a produção de significado sobre o Teorema de Tales. IFG. 398
2016 Elisângela Miranda Pereira. Minicurso: A História da Matemática em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. UNIFEI. 360
2016 Gesivaldo dos Santos Silva. História da Matemática: sistemas de numeração antigos em cursos de formação de professores . UFRN. 480
2016 Ilma Ribeiro Cunha. Caderno de atividades para o ensino de medidas no Ensino Fundamental abordando a história na educação matemática. UFMG. 382
2016 Lauro Chagas e Sá; Sandra Aparecida Fraga da Silva . Ensinando grafos a partir de abordagem histórico investigativa. IFES. 386
2016 Tiago Bissi; Lígia Arantes Sad . Álgebra e História da Matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do Antigo Egito. IFES. 379
2017 Fabiana de Souza Bonfim. textos e atividades. USP. 393
2017 Lucas Ferreira Gomes; Eliane Maria De Oliveira Araman . Afinal, como surgiram as geometrias não Euclidianas?. UFTPR. 337
2017 Luciana Vieira Andrade. História da Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de função. UFRN. 324
2017 Michele de Souza Moraes; Marisa da Silva Dias . Contribuições para o ensino de triângulos com o uso do tratado The Trigonall Sector e o instrumento setor trigonal. UNESP. 317
2017 Telma Fidelis Fragoso da Silva; Eline das Flores Victer . Nem tudo é por (-b ±√bháskara)/2a Uma abordagem Histórica. UNIGRANRIO. 327
2018 Edimar Correa; Silva Roberto Barcelos Souza; Luciano Duarte da Silva . Material Textual Uma Aventura Matemática. UEG. 341
2018 Edmar Luiz Gomes Junior; Dilhermando Ferreira Campos . Sugestões para o uso de situações históricas nas aulas de Matemática: A Alhambra e seu sistema hidráulico. UFOP. 335
2018 Edvaldo Alves de Moraes; Marisa da Silva Dias . Uma atividade orientadora de ensino a partir do movimento lógico-histórico de medição do tempo. UNESP. 317
2018 Flávia de Fátima Santos Silva. Possibilidades didáticas – o caderno dirigido a partir da obra de Malba Taham: cenas para a sala de aula. UFU . 362
2018 Gilson Abdala Prata Filho; Ligia Arantes Sad . Teorema de Pitágoras e o Geogebra: uma relação possível. IFES. 318
2018 Orozimbo Marinho de Almeida; Elenice de Souza Lodron Zuin; Lídia Maria Luz Paixão Ribeiro de Oliveira . Desafios na construção da cúpula da Catedral de Florença. PUC-MG. 327
2018 Valdson Davi Moura Silva José Lamartine da Costa Barbosa . Uma proposta para o estudo da probabilidade no ensino médio utilizando a contextualização histórica . UEPB. 339