Nesta seção encontram-se os produtos educacionais de mestrados profissionais que estão dispostos em sites de Programas de Pós-Graduação. As primeiras pesquisas de dissertações de Mestrados Profissionais que utilizam História da Matemática datam de 2004, porém os produtos que localizamos são de 2011 a 2019 em diversos Programas de Pós-Graduação no Brasil.
Ano | Autor(es) / Título / Instituição | Download |
---|---|---|
2011 | Daniel Gustavo de Oliveira; Felipe Rogério Pimentel. Explorando o conceito de derivada em sala de aula, a partir de suas aplicações e sob uma perspectiva histórica. UFOP. | 409 |
2011 | Davidson Paulo Azevedo Oliveira; Marger da Conceição Ventura Viana; Milton Rosa . Um pouco de história das funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. UFOP. | 383 |
2012 | Albimar Gonçalves de Mello. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no brasil entre 1990-2010. UFRN. | 433 |
2012 | Gládis Bortoli; Miriam Ines Marchi; Ieda Maria Giongo . A trigonometria e o “mundo da construção civil” numa prática pedagógica. UNIVATES. | 371 |
2012 | Márcia Nunes dos Santos; Marger da Conceição Ventura Viana . Teorema de Tales com atividades investigatórias e História da Matemática . UFOP. | 387 |
2013 | Evandro Alexandre da Silva. Potencializando o ensino e aprendizagem do desenho geométrico por meio da História da MatemáticaPotencializando o ensino e aprendizagem do desenho geométrico por meio da História da Matemática. UFOP. | 376 |
2013 | Fabiano Teixeira Garcia; Marger da Conceiçãido Ventura Viana . Atividades de prática de ensino em EAD: história da matemática para formação inicial de professores. UFOP. | 400 |
2013 | Lidiane Schimitz Lopes . Produto da dissertação "A História da Matemática e o Blog na formação inicial do professor". UFPel. | 368 |
2014 | Alexsandro Coelho Alencar; José Lamartine da Costa Barbosa . Manual para análise crítica da história da matemática no livro didático de matemática. UEPB. | 383 |
2014 | Clovis Lisboa dos Santos Jr.; Edmar Reis Thiengo; Sandra Aparecida Fraga da Silva; . Publicações de História da Matemática em vídeos didáticos: uma abordagem no Ensino Médio. IFES. | 359 |
2014 | Gelindo Martineli Alves; Milton Rosa; Marger da Conceição Ventura Viana;. Em busca de uma educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania nos alunos. UFOP. | 397 |
2014 | José Damião Souza de Oliveira; Giselle Costa de Souza . A Geometria do Compasso e o Geogebra: Estudando a geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750-1800) em atividades com o Geogebra. UFRN. | 351 |
2014 | Juliano Eli; Tânia Baier; Márcia Regina Barcellos Vianna Vanti . Números complexos e suas aplicações: uma proposta de ensino contextualizado com abordagem histórica. FURB. | 393 |
2014 | Lupi Scheer dos Santos; Carla Gonçalves da Silva . História da Matemática em quadrinhos. UFPel. | 394 |
2014 | Maria Edilande Braz. Script da peça teatral: a geometria de Tales. UFRN. | 373 |
2014 | Wilter Freitas Ibiapina. Caderno de Atividades: uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação . UFRN. | 377 |
2015 | Jonathan Gil Müller; Tânia Baier . Teoria dos grafos para o ensino fundamental: desafios lúdicos . FURB. | 400 |
2015 | Juliana Maria Schivani Alves; Giselle Costa de Sousa . Dos mínimos quadrados à regressão linear: atividades históricas sobre função afim e estatística usando planilhas eletrônicas. UFRN. | 396 |
2016 | Benjamim Cardoso da Silva Neto; Adelino Candido Pimenta . Tarefas didáticas com uso de episódios de História da Matemática visando a produção de significado sobre o Teorema de Tales. IFG. | 398 |
2016 | Elisângela Miranda Pereira. Minicurso: A História da Matemática em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. UNIFEI. | 360 |
2016 | Gesivaldo dos Santos Silva. História da Matemática: sistemas de numeração antigos em cursos de formação de professores . UFRN. | 480 |
2016 | Ilma Ribeiro Cunha. Caderno de atividades para o ensino de medidas no Ensino Fundamental abordando a história na educação matemática. UFMG. | 382 |
2016 | Lauro Chagas e Sá; Sandra Aparecida Fraga da Silva . Ensinando grafos a partir de abordagem histórico investigativa. IFES. | 386 |
2016 | Tiago Bissi; Lígia Arantes Sad . Álgebra e História da Matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do Antigo Egito. IFES. | 379 |
2017 | Fabiana de Souza Bonfim. textos e atividades. USP. | 393 |
2017 | Lucas Ferreira Gomes; Eliane Maria De Oliveira Araman . Afinal, como surgiram as geometrias não Euclidianas?. UFTPR. | 337 |
2017 | Luciana Vieira Andrade. História da Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de função. UFRN. | 324 |
2017 | Michele de Souza Moraes; Marisa da Silva Dias . Contribuições para o ensino de triângulos com o uso do tratado The Trigonall Sector e o instrumento setor trigonal. UNESP. | 317 |
2017 | Telma Fidelis Fragoso da Silva; Eline das Flores Victer . Nem tudo é por (-b ±√bháskara)/2a Uma abordagem Histórica. UNIGRANRIO. | 327 |
2018 | Edimar Correa; Silva Roberto Barcelos Souza; Luciano Duarte da Silva . Material Textual Uma Aventura Matemática. UEG. | 341 |
2018 | Edmar Luiz Gomes Junior; Dilhermando Ferreira Campos . Sugestões para o uso de situações históricas nas aulas de Matemática: A Alhambra e seu sistema hidráulico. UFOP. | 335 |
2018 | Edvaldo Alves de Moraes; Marisa da Silva Dias . Uma atividade orientadora de ensino a partir do movimento lógico-histórico de medição do tempo. UNESP. | 317 |
2018 | Flávia de Fátima Santos Silva. Possibilidades didáticas – o caderno dirigido a partir da obra de Malba Taham: cenas para a sala de aula. UFU . | 362 |
2018 | Gilson Abdala Prata Filho; Ligia Arantes Sad . Teorema de Pitágoras e o Geogebra: uma relação possível. IFES. | 318 |
2018 | Orozimbo Marinho de Almeida; Elenice de Souza Lodron Zuin; Lídia Maria Luz Paixão Ribeiro de Oliveira . Desafios na construção da cúpula da Catedral de Florença. PUC-MG. | 327 |
2018 | Valdson Davi Moura Silva José Lamartine da Costa Barbosa . Uma proposta para o estudo da probabilidade no ensino médio utilizando a contextualização histórica . UEPB. | 339 |