Nessa subseção estão incluídas produções doutorais que abordam histórias sobre trajetórias (vida, formação, produções obra e professores de matemática) e suas contribuições para a melhoria do ensino, história de instituições científicas e escolares e de disciplinas escolares relacionadas à matemática escolar, às memórias e ao patrimônio da Educação Matemática Brasileira.
Ano | Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) | Download |
---|---|---|
1994 | Dario Fiorentini. RUMOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: o caso da produção cientifica em cursos de pós-graduação. UNICAMP. Ubiratan D 'Ambrósio | 637 |
1997 | Wagner Rodrigues Valente. Uma História da Matemática Escolar no Brasil (1730-1930). USP. Marli Elisa Dalmso André | 165 |
2002 | André Luis Mattedi DIAS. Engenheiros, mulheres, matemáticos: disputas e interesses na profissionalização da matemática na Bahia, 1896-1968. USP. Maria Amélia Mascarenhas Dantes | 351 |
2002 | Ettiène Cordeiro Guérios. ESPAÇOS OFICIAIS E INTERSTICIAIS DA FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES NA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. UNICAMP. Dario Fiorentini | 336 |
2003 | Ivete Maria Baraldi. Retraços da Educação Matemática na Região de Bauru (SP): uma história em construção. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 374 |
2003 | Maria Laura Magalhães Gomes . Quatro Visões Iluministas Sobre a Educação Matemática: Direrot, D'Alembert, Condillac e Condorcet . UNICAMP. Antonio Miguel | 328 |
2003 | PAULO ISAMO HIRATSUKA. A VIVÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DA MUDANÇA DA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. UNESP. Maria Aparecida Viggiani Bicudo | 362 |
2003 | Telma A. Souza Gracias. A natureza da reoganização do pensamento em um curso a distancia sobre tendencias em educação matematica . UNESP. Marcelo de Carvalho e Borba | 19 |
2004 | ELISABETE ZARDO BÚRIGO. A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO SEGUNDO OS PROFESSORES: ADAPTAÇÕES E RESISTÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS TÉCNICAS GAÚCHAS . USP. Carmen Sylvia Vidigal Moraes | 347 |
2004 | Rosinéte Gaertner. A MATEMÁTICA ESCOLAR EM BLUMENAU (SC) NO PERÍODO DE 1889 A 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 344 |
2004 | Silvia Regina Vieira da Silva. IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DE DEPOIMENTOS (1950-2000). UNESP. Antonio Carlos Carrera de Souza | 351 |
2005 | Denizalde Jesiél Rodrigues Pereira. HISTÓRIA DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO QUE CRIOU A SOCIEDADE BRASILEIRA DE Educação Matemática - SBEM. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 364 |
2005 | GILDA LÚCIA DELGADO DE SOUZA. Educação Matemática na CENP : um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. UNICAMP. Antonio Miguel | 365 |
2005 | Plínio Zornoff Táboas. LUIGI FANTAPPIÈ: INFLUÊNCIAS NA MATEMÁTICA BRASILEIRA. UM ESTUDO DE HISTÓRIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A Educação Matemática.. UNESP. Ubiratan D 'Ambrósio | 363 |
2005 | Suzeli Mauro. Uma história da matemática escolar desenvolvida por comunidades de origem alemã no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 327 |
2006 | Antonio HEnrique Pinto. Educação Matemática e formação para o trabalho: práticas escolares na escola técnica de Vitória - 1960 a 1990. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 378 |
2006 | EDILSON ROBERTO PACHECO. Sobre condição judaica e matemática. UNESP. Ubiratan D´Ambrosio | 369 |
2006 | Emerson Rolkouski. Vida de professores de Matemática – (Im)possibilidade de leitura. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 335 |
2006 | Heloisa da Silva. CENTRO DE Educação Matemática (CEM): FRAGMENTOS DE IDENTIDADE. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 374 |
2006 | IVANETE BATISTA DOS SANTOS . EDWARD LEE THORNDIKE E A CONFORMAÇÃO DE UM NOVO PADRÃO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (ESTADOS UNIDOS, PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX). PUC - SP. MIRIAN JORGE WARDE | 341 |
2006 | Romélia Mara Alves Souto. Mario Tourasse Teixeira: o homem, o educador, o matemático. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 367 |
2007 | Alexandra de Oliveira Abdala Cousin. A Sociedade Paranaense de Matemática sob um olhar da Educação Matemática. PUC - SP. Carlos Roberto Vianna | 379 |
2007 | Aparecida Rodrigues Silva Duarte . Matemática e Educação Matemática: a dinamica de suas relações ao tempo do movimento da matemática moderna no Brasil . PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 389 |
2007 | ELENICE DE SOUZA LONDON ZUIN. POR UMA NOVA ARITHMÉTICA: O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL COMO UM SABER ESCOLAR EM PORTUGAL E NO BRASIL OITOCENTISTAS. PUC - SP. Wagner Rodrigues Valente | 325 |
2007 | Valéria de Carvalho, . Mathematics Education and Society (MES): a constituição de uma comunidade de prática científica internacional. UNICAMP. Antonio Miguel | 350 |
2007 | Cristiane Coppe de Oliveira. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. Uiversidade de São Paulo. Ubiratan D´Ambrosio | 358 |
2008 | Andréia Dalcin, . Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história. UNICAMP. Maria Angela Miorim | 311 |
2008 | Bruno Alves Dassie. Euclides Roxo e a constituição da Educação Matemática no Brasil. PUC - RJ. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho | 329 |
2008 | GIÁCOMO AUGUSTO BONETTO. Uma constituição histórica (1965-1995) de práticas escolares mobilizadoras do objeto cultural “função” na cidade de Campinas. UNICAMP. Antonio Miguel | 351 |
2008 | JOSE DO CARMO TOLEDO. UMA HISTÓRIA DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ÁREA DE ANÁLISE MATEMÁTICA NO BRASIL. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 376 |
2008 | Liliane dos Santos Gutierre . O Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: Uma trajetória de Modernização (1950-1980). . UFRN. Marlúcia Menezes de Paiva. | 370 |
2008 | Maria Carmen Lopes da Silva. A presença da Matemática na formação do professor do Ensino Primário no estado de São Paulo, no período de 1890 a 1930. PUC - SP. Sandra Maria Pinto Magina | 363 |
2008 | MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO. ALI IEZID IZZ-EDIM IBN SALIM HANK MALBA TAHAN: EPISÓDIOS DO NASCIMENTO E MANUTENÇÃO DE UM AUTOR - PERSONAGEM. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 352 |
2009 | ALEXANDRE MARCOS DE MATTOS PIRES FERREIRA. A CRIAÇÃO DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP: UM ESTUDO SOBRE O INICIO DA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E PROFESSOR DE MATEMÁTICA E DE FISICA EM SÃO PAULO. PUC - SP. José Luiz GoldFarb | 331 |
2009 | Lúcia Maria Aversa VILLELA. GRUEMA Uma Contribuição para História da Educação Matemática no Brasil. UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente | 353 |
2009 | LYDIA ROSSANA NOCCHI ZICCARDI. O CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO: UMA HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO/DESENVOLVIMENTO/LEGITIMAÇÃO. PUC - SP. Ubiratan D'ambrosio | 336 |
2010 | DAVID ANTONIO DA COSTA. A ARITMÉTICA ESCOLAR NO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO: 1890 - 1946. PUC - SP. Saddo Ag Almouloud | 372 |
2010 | LAURA ISABEL MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA. ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO (1920 - 1980): UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 326 |
2010 | Luiz HEnrique Ferraz Pereira. Os discursos sobre a matemática publicados na revista do ensino do rio grande do sul (1951 1978). PUC - RS. Wagner Rodrigues Valente | 326 |
2010 | MARIA LUCIA PESSOA CHAVES ROCHA. Pelos caminhos das ideias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. de Moura Filho . UFRN. Iran Abreu Mendes | 335 |
2010 | Zionice Garberlini Martos Rodrigues . O movimento da matemática moderna na Região de Ribeirão Preto: Uma paisagem.. UNICAMP. Maria Ângela Miorim | 392 |
2011 | Déa Nunes Fernandes. SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO MARANHÃO: CARTAS PARA UMA CARTOGRAFIA POSSÍVEL. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 346 |
2011 | Joseane Pinto de Arruda. HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA. UFSC. Cláudia Regina Flores | 354 |
2011 | Lucielli M Trivizoli. Intercâmbios acadêmicos matemáticos entre EUA e Brasil: uma golbalização do saber. UNESP. Ubiratan D’Ambrosio | 341 |
2011 | LUZIA APARECIDA DE SOUZA. TRILHAS NA CONSTRUÇÃO DE VERSÕES HISTÓRICAS SOBRE UM GRUPO ESCOLAR. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 361 |
2011 | ROSIMEIRE APARECIDA SOARES BORGES. CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO IDEÁRIO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NAS SÉRIES INICIAIS: AS REVISTAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E EM PORTUGAL.. UNIBAN. Wagner Rodrigues Valente | 385 |
2012 | Barbara Winiarski Diesel Novaes. O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM ESCOLAS TECNICAS INDUSTRIAIS DO BRASIL E DE PORTUGAL : IMPACTOS NA CULTURA ESCOLAR . PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 340 |
2012 | Denise Medina de Almeida França . DO PRIMÁRIO AO PRIMEIRO GRAU: AS TRANSFORMAÇÕES DA MATEMÁTICA NAS ORIENTAÇÕES DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1961 - 1979). USP. CELIA HANNA MATE | 326 |
2012 | DIOGO FRANCO RIOS . MEMÓRIAS DE EX-ALUNOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA: A CONSTRUÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO MODERNIZADORA. UFBA - UEFS . André Luis Mattedi Dias | 349 |
2012 | EDNA SAKON BANIN . Narrativas e Crônicas das Práticas de Ensino da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro (1986-2006). UNESP. Antonio Carlos Carrera de Souza | 339 |
2012 | ELIENE BARBOSA LIMA . MATEMÁTICA E MATEMÁTICOS NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: ITALIANOS, BRASILEIROS E BOURBAKISTAS (1934-1958). UFBA. André Luis Mattedi Dias | 325 |
2012 | GLORIA MARIA ALVES RAMOS. UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO COLÉGIO PEDRO II (1984 – 2009). UNIBAN. Ubiratan Dambrósio | 366 |
2012 | José Lamartine da Costa Barbosa. História da matemática: indícios de uma práxis didático-pedagógica na primeira década do século XXI. UFBA - UEFS - UEPB. Rômulo Marinho do Rêgo Co-orientador: Prof. Dr. Jonei Cerqueira Barbosa | 327 |
2012 | LUCIANA SCHREINER DE OLIVEIRA ZANARDI. O TRÂNSITO DE PROFESSORES DURANTE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP): A QUESTÃO DOS RESSENTIMENTOS. UNESP. Antonio Carlos Carrera de Souza | 327 |
2012 | Miguel Chaquiam. Guilherme de la Penha Uma história do seu itinerário intelectual em três dimensões. UFRN. Iran Abreu Mendes | 381 |
2012 | Maria Edineia Martins-Salandim. A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: Um exame da dpecada de 1960. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 334 |
2012 | Mariana Feteiro Cavalari. As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o desenvolvimento da matemática brasileira. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 98 |
2013 | Adriano Vargas Freitas. Educação Matemática e a Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periodicos (2000 a 2010). PUC - SP. Célia Maria Carolino Pires | 327 |
2013 | ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES. A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978): UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS ESTRADA ILUMINADA E NOSSA TERRA NOSSA GENTE. UFPel. Eliane Peres | 319 |
2013 | ELINE DIAS MOREIRA. UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL DO DESCOBRIMENTO À “ESCOLA RURAL TERTULIANO DIAS MOREIRA”. UNIAN. Ubiratan D’Ambrosio | 346 |
2013 | FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO. A MATEMÁTICA DO COLÉGIO: LIVROS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR. ANHANGUERA. Ubiratan D’Ambrosio | 336 |
2013 | MARTHA WERNECK POUBEL. Os Primeiros Processos Censitários Brasileiros e o Desenvolvimento da Matemática-Estatística no Brasil de 1872 a 1938. UFES. Ligia Arantes Sad | 334 |
2013 | REGINALDO RODRIGUES DA COSTA. A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA - 1961 A 1982. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 337 |
2014 | Cristiane Borges Angelo. CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1990 a 2010). UFRN. Iran Abreu Mendes | 372 |
2014 | DIOGO ALVES DE FARIA REIS. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS: ESTUDOS A PARTIR DO ACERVO DE ALDA LODI (1927 A 1950). UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 338 |
2014 | ELENIR TEREZINHA PALUCH SOARES. ZOLTAN PAUL DIENES E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA CULTURA ESCOLAR PARANAENSE (1960 - 1989). PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 336 |
2014 | FILIPE SANTOS FERNANDES. A QUINTA HISTÓRIA: COMPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO ÁREA DE PESQUISA. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 353 |
2014 | Henrique Marins de Carvalho. O instituto tecnológico de aeronáutica na história da matemática no Brasil. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 351 |
2014 | Larissa Pinca Sarro Gomes . ENTRE A EXPOSIÇÃO E A DESCOBERTA: a coleção Matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade. UNICAMP. Maria Angela Miorim | 331 |
2014 | LUCAS NUNES OGLIARI. O CONTEÚDO DE FUNÇÕES NA ESCOLA: RASTROS DOS MOVIMENTOS DE REFORMA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. PUC - RS. MARCOS VILLELA PEREIRA | 352 |
2014 | MARILIZA SIMONETE PORTELA. AS CARTAS DE PARKER NA MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DIDÁTICO PEDAGÓGICO. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 353 |
2014 | MARLOS GOMES DE ALBUQUERQUE. DA FORMAÇÃO POLIVALENTE AO MOVIMENTO DA Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012). UFMT. José Luiz Magalhães de Freitas | 382 |
2014 | Mônica de Cássia Siqueira Martines. Primeiros Doutorados em matemática no Brasil: uma análise histpórica. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 342 |
2014 | Neivaldo Oliveira Silva . Educação Matemática no Pará, Genealogia, institucionalização e Traços Marcantes. UFPA. Tadeu Oliver Gonçalves | 324 |
2015 | Adriel Gonçalves Oliveira. Memórias das Aritméticas da Emília: o ensino de aritmética entre 1920 e 1940. UNESP. Arlete de Jesus Brito | 360 |
2015 | Angélica Raiz Calábria. Francisco Antonio Lacaz Neto (1911-1991): um estudo bibliográfico. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 367 |
2015 | Carla Regina Mariano da Silva. Uma, Nove ou Dez Narrativas sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 374 |
2015 | CARLOS EDUARDO FÉLIX CORREIA. O ESTRUTURALISMO EM LIVROS DIDÁTICOS: SMSG E MATEMÁTICA - CURSO MODERNO. UNESP. Arlete de Jesus Brito. | 345 |
2015 | Eudes Barroso Junior. O instituto cearense de matemática (1954-1960): a origem do instituto de matemática da UFC. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 353 |
2015 | Fernando Guedes Cury. Uma história da formação de professores de matemática e das instituições formadoras do estado do Tocantins. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 364 |
2015 | IARA DA SILVA FRANÇA. DO GINÁSIO PARA AS ESCOLAS NORMAIS: AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA DE PROFESSORES DO PARANÁ (1920 - 1936). PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 373 |
2015 | LENIRA PEREIRA DA SILVA. MATEMÁTICA A DISTÂNCIA NO BRASIL EM SUAS ORIGENS: UMA VISITA AO CURSO DE ARITMÉTICA COMERCIAL DA UNIVERSIDADE DO AR (1947-1961). UNIBAN. Ubiratan Dambrósio | 583 |
2015 | Malcus Cassiano Kuhn. O ensino da matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. ULBRA. Arno Bayer | 361 |
2015 | Monica Meneses de Sousa. Uma história do departamento de matemática da Universidade de Brasília - UNB: 1962-1972. ANHANGUERA. Aparecida Rodrigues Silva Duarte. | 333 |
2015 | Rosilda dos Santos Morais. O processo constitutivo da Resolução de Problemas como uma temática da pesquisa em Educação Matemática – um inventário a partir de documentos dos ICMEs. UNESP. Lourdes de la Rosa Onuchic | 358 |
2015 | SÉRGIO CANDIDO DE GOUVEIA NETO. A MATEMÁTICA CONTÁBIL: DAS LIDES COMERCIAIS PARA OS CURSOS SECUNDÁRIOS TÉCNICOS E SUA TRANSFORMAÇÃO EM SABER ACADÊMICO NO BRASIL (1808-1970). UNESP. Marcos Vieira Teixeira | 352 |
2015 | SONIA REGINA COELHO. A ESCOLA MIXTA DA CACHOEIRA GRANDE EM PRESIDENTE PRUDENTE: Um panorama histórico. UNESP. Ubiratan Dambrósio | 336 |
2016 | Adriana de Bortoli. Uma análise do livro de André Perez y Marin: um momento da história da matemática escolar brasileira no início do século XX. UNESP. Marcos Vieira Teixeira | 369 |
2016 | ANA RAFAELA CORREIA FERREIRA. A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS EM BETIM (MG), 1988-2007: PERSPECTIVAS DE EDUCADORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA. UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 356 |
2016 | Antonio Flavio Claras. AS FINALIDADES DA ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÉRIO PARANAENSE - 1903 - 1932. PUC - PR. Neuza Bertoni Pinto | 379 |
2016 | Carla Alves de Souza. Circulação e apropriação de ideias em Educação Matemática - aproximações. USP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 387 |
2016 | Ciro Nogueira Filho. A COLUNA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO JORNAL “O POVO” (1987-1996): ENTRE DOCUMENTOS E NARRATIVAS. UFC. Francisco Ari de Andrade | 358 |
2016 | ELMHA COELHO MARTINS MOURA. O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DUAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES: BRASIL E PORTUGAL, NO PERÍODO DE 1942 A 1978. UNESP. Arlete de Jesus Brito | 380 |
2016 | INÊS FLORINDA LUÍS BUISSA. MEMÓRIAS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE CABINDA/ANGOLA (1998-2009). UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 342 |
2016 | Marcia Maria Alves de Assis. Matemáticas elementares na Escola Normal de Natal: legislação, programa de ensino, materiais didáticos. UFRN. Iran Abreu Mendes | 361 |
2016 | RAFAEL JOSÉ ALVES DO REGO BARROS. PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA Contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio. UFRN. Iran Abreu Mendes | 380 |
2016 | RAFAELA SILVA RABELO. Destinos e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). USP. Diana Gonçalves Vidal Coorientador: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente | 382 |
2016 | Silvio Luiz Martins Brito. O ensino da aritmética nas escolas paroquiais católicas e no Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São nos séculos XIX e XX sob a óptica dos jesuítas. ULBRA. Arno Bayer | 346 |
2016 | VANESSA MOREIRA CRECCI. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES MATEMÁTICOS PARTICIPANTES DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. UNICAMP. Dario Fiorentini | 357 |
2016 | Tarcísio Luiz Leao e Souza. História das finalidades do ensino de aritmética em instituições educacionais amazonenses (1870 – 1910). Universidade Anhanguera de São Paulo. Aparecida Rodrigues Silva Duarte | 363 |
2016 | Viviane de Oliveira Santos. Uma história da Sociedade Brasileira de Matemática durante o período de 1969-1989: criação e desenvolvimento. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 374 |
2017 | DANILENE DONIN BERTICELLI. CÁLCULO MENTAL NO ENSINO PRIMÁRIO (1950-1970) – um olhar particular para o Paraná. PUC - PR. Peri Mesquida | 469 |
2017 | ELIANE BATISTA DE LIMA FREITAS. SABERES MATEMÁTICOS NO AMAZONAS EM ANOS DA REPÚBLICA VELHA: Estratégias no Café com Leite. REAMEC. Gladys Denise Wielewski | 459 |
2017 | Inês Angélica Andrade Freire. Ensino de Ciências Natuarais e Matemática : processos de institucionalização e modernização na década de 1960. UFBA - UEFS . André Luís Mattedi Dias | 429 |
2017 | JOSÉ IVANILDO DE LIMA. A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES (RORAIMA, 1940-1990) . UFMT. Wagner Rodrigues Valente | 469 |
2017 | KÁTIA GUERCHI GONZALES. FORMAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS LICENCIATURAS PARCELADAS NO MATO GROSSO DO SUL KÁTIA GUERCHI GONZALES Bauru. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 448 |
2017 | MARCELO BEZERRA DE MORAIS. SE UM VIAJANTE... PERCURSOS E HISTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO NORTE. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 497 |
2017 | MARCELO FERREIRA MARTINS SALVADOR . O ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: 1889-1932. ANHANGUERA. Ruy César Pietropaolo | 409 |
2017 | MARCOS DENILSON GUIMARÃES. POR QUE ENSINAR DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO? UM ESTUDO SOBRE AS SUAS FINALIDADES (1829-1950). UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 443 |
2017 | MARCUS ALDENISSON DE OLIVEIRA. A ARITMÉTICA ESCOLAR E O MÉTODO INTUITIVO: Um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 438 |
2017 | Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura. Ginásios Vocacionais: estudo narrativo sobre uma proposta educacional da década de 1960. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 442 |
2017 | Mariana Moraes Lôbo Pinheiro. Classes experimentais de Matemática e a difusão da experimentação pedagógica na Bahia durante as décadas de 1960 e 1970 Feira de Santana 2017. UFBA - UEFS. Marco Antonio Leandro Batzano | 437 |
2017 | MARTHA RAÍSSA IANE SANTANA DA SILVA. A MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO PRIMÁRIO: ARITMÉTICA COMO UM SABER PROFISSIONAL, 1920-1960. Tese. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 453 |
2017 | NARA VILMA LIMA PINHEIRO. A ARITMÉTICA SOB MEDIDA: a matemática em tempos da pedagogia científica. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 465 |
2017 | Roberto João Eissler. A ARITMÉTICA NA ESCOLA TEUTO-BRASILEIRA: O SABER CONTAR COMO PRINCIPIO. PUC - PR. ROSA LYDIA TEIXEIRA CORREA | 418 |
2017 | ROSÁLIA POLICARPO FAGUNDES DE CARVALHO. A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE BRASÍLIA: 1957-1970. ANHANGUERA. Ubiratan D’Ambrosio | 431 |
2017 | Vinicius Mendes Couto Pereira. O desenvolvimento da análise no Brasil - uma caminho sobre o surgimento de uma comunidade matemática no Brasil. UFRJ. GERT SCHUBRING CO-ORIENTADOR: RICARDO KUBRUSLY | 408 |
2017 | Waléria de Jesus Barbosa Soares. Uma história da matemática escolar no centro de São Luís no século XIX: livrso autores e instituições. UNICAMP. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa | 376 |
2017 | HELOISA HERNANDEZ DE FONTES SALVADOR. A CONDUÇÃO DO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NAS SÉRIES INICIAIS: DO TRADICIONAL AO INTUITIVO (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX). ANHANGUERA. Ruy César Pietropaolo | 283 |
2018 | CLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI. SABERES MATEMÁTICOS NA MATÉRIA TRABALHOS MANUAIS: processos de escolarização do fazer, São Paulo e Rio de Janeiro (1890-1960). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 515 |
2018 | DEOCLECIA DE ANDRADE TRINDADE. AS ARTES DE MEDIR: Saberes matemáticos no ensino primário de São Paulo, 1890-1950. UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 514 |
2018 | Gabriel Soraes Badué. A institucionalização da matemática aplicada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1940 - 1970) . UFBA - UEFS - UEPB. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa | 497 |
2018 | JOSIANE ACÁCIA DE OLIVEIRA MARQUES. FARIA DE VASCONCELOS E AS DIRETRIZES DA PEDAGOGIA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PRIMÁRIO (1909-1960). UPM. Ingrid Hötte Ambrogi | 491 |
2018 | Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo. HISTÓRIA DE PRÁTICAS DE ENSINAR-APRENDER MATEMÁTICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFMG - COLTEC (1969-1997). UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 516 |
2018 | Luiz Carlos Ramassotti. Benedito Castrucci e as suas publicações destinadas ao ensino em geral com ênfase em geometria. UNESP. Irineu Bicudo | 488 |
2018 | Marta Figueredo dos Anjos. Dois ensaios sobre a institucionalização da matemática aplicada no Brasi. UNESP. Arlete de Jesus Brito | 481 |
2018 | Rosemeiry de Castro Prado. AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado. UNESP. Antonio Vicente Marafioti Garnica | 526 |
2018 | Paulo Roberto Castor Maciel. A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente?. CEFET/RJ. Tereza Fachada Levy Cardoso | 468 |
2018 | Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo. História de práticas de ensinar-aprender matemática no colégio técnico da UFMG – COLTEC (1969-1997). UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 261 |
2018 | Waléria Adriana Gonçalez Cecílio. AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR: contribuições da Pedagogia da Escola Nova. PUC-PR. Maria Elisabeth Blanck Miguel | 468 |
2019 | Alexsandra Camara. Saberes geométricos na educação primária paranaense: elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946). PUC-PR. Rosa Lydia Teixeira Corrêa | 274 |
2019 | Celma Ramos Evangelista. Saberes para ensinar matemática no estágio supervisionado da licenciatura em matemática da UNEMAT –CÂMPUS de Sinop (1990 – 2016). UFMT. Neuza Bertoni Pinto | 284 |
2019 | Gabriel Luís da Conceição. Experts em Educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX). UNIFESP. Maria Célia Leme da Silva | 265 |
2019 | Lidiane Gomes dos Santos Felisberto. A pedagogia da escola nova e a concepção de concreto: o ensino dos saberes elementares matemáticos no Paraná (1920-1960). PUC-PR. Maria Elisabeth Blanck Miguel | 272 |
2019 | Viviane Barros Maciel. ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). USP. Wagner Rodrigues Valente | 245 |
2019 | Márcio Oliveira D’esquivel. PRIMEIRAS NOÇÕES DE GEOMETRIA PRÁTICA (1894 -1966): a obra e as mudanças no saber profissional do professor que ensina geometria. USP. Wagner Rodrigues Valente | 266 |
2019 | Antonio Peixoto de Araujo Neto. Remy Freire e as suas contribuições para a matemática e a educação matemática no Paraná. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 346 |
2020 | Ana Maria Basi. Processos e Dinâmicas de Institucionalização da Álgebra na Formação de Professores dos primeiros anos escolares, São Paulo (1880-1911). UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 84 |
2020 | Bruna Lima Ramos Giusti. Cadernos de Normalistas e a Sitematização do Saber Profissional para ensinar Aritmética no curso primário, década de 1950. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 83 |
2020 | Davidson Paulo Azevedo Oliveira. Um estudo de avaliações de matemática na Escola de Minas de Ouro Preto de 1876 a 1891. UNESP - Rio Claro. Sérgio Roberto Nobre | 79 |
2020 | Elaine Caire. Uma Cronologia Histórica sobre as ideias de Conjuntos Linearmente Independentes e de Base até o século XIX. UNESP - Rio Claro. Marcos Vieira Teixeira | 82 |
2020 | Flávia Aparecida Britto. As representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). UFMG. Maria Laura Magalhães Gomes | 75 |
2020 | Juliana Chiarini Balbino Fernandes. A Aritmética, os centros de interesse e o saber profissional do professor que ensina matemática 1920-1940. UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 70 |
2020 | Luiza Santos Pontello. A Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a Formação de Professores de Matemática (1953-1964). UFMG. Dra. Maria Laura Magalhães Gomes | 80 |
2021 | Suélen Rita Andrade Machado. Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil. UEM. Lucieli M. Trivizoli | 125 |
2021 | Alan Marcos Silva de Rezende. MARIA MONTESSORI E OS MATERIAIS DIDÁTICOS: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 79 |
2021 | Albimar Gonçalves de Mello. O Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1964-1974): origem, trajetória e bifurcações. UFRN. Iran Abreu Mendes | 90 |
2021 | Andréia Fernandes de Souza. Uma História dos problemas Aritméticos: mudanças do saber profissional do professor que ensina Matemática (1870-1960). UNIFESP. Wagner Rodrigues Valente | 85 |
2021 | Francisca Janice dos Santos Fortaleza. UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR: elementos do saber profissinal do professor que ensina matemática (1870-1920). UFPA. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha | 83 |
2021 | Oscar Silva Neto. A caracterização de uma Aritmética Industrial para o ensino industrial e técnico brasileiro (1942-1968). UFSC. David Antonio da Costa | 84 |
2021 | Raphael Alcaires de Carvalho. O ensino e a pesquisa em Matemática no Rio de Janeiro em meados do século XX: a trajetória acadêmica de Carlos Alberto Aragão de Carvalho (1924-1982). UFRJ. Antonio Augusto Passos Videira | 82 |