Essa subseção contém produções doutorais resultantes de pesquisas que conectam informações históricas de fontes primárias ou secundárias, teorias de aprendizagem, métodos de ensino, e às vezes, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com finalidades pedagógicas, para elaborar materiais didáticos e estratégias para o ensino da Matemática.
Ano | Autor(a) / Título / Instituição / Orientador(a) | Download |
---|---|---|
1993 | Antonio Miguel. Três estudos sobre história e educação matemática. UNICAMP. Lafayette de Moraes | 777 |
1993 | Carmem Maria Guacelli Táboas. O número e sua história cultural fundamento necessário na formação do professor. UNICAMP. Newton Cesar Balzan | 622 |
1995 | Maria Angela Miorim. O Ensino de Matemática: Evolução e Modernização. UNICAMP. Lafayetti de Moraes | 673 |
2000 | Rômulo Marinho do Rêgo. Uma abordagem alternativa de ensino do cálculo utilizando infinitésimos. UFRN. John Andrew Fossa | 291 |
2001 | Iran Abreu Mendes. Ensino da matemática por atividades: Uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. UFRN. John Andrew Fossa | 974 |
2003 | Maria Terezinha Jesus Gaspar. Aspectos do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico em Algumas Civilizações e Povos e a Formação de Professores. UNESP. Sergio Roberto Nobre | 452 |
2004 | Eliana da Silva Souza. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. UNICAMP. Antonio Miguel | 442 |
2006 | Adriana Aparecida Dambros. O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática: possíveis relações. UFPR. Maria Tereza Carneiro Soares | 460 |
2009 | Rosalba lopes de oliveira. Ensino de matemática, história da matemática e artefatos: possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. UFRN. Benedito Antonio da Silva | 472 |
2010 | Maria Deusa Ferreira da Silva. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. UFRN. Iran Abreu Mendes | 492 |
2010 | Maria José Freitas Mendes. Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibusorbiumcoelestium. UFRN. Bernadete Barbosa Morey | 481 |
2011 | Eliane Maria de Oliveira Araman. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. UEL. Irinéa Lourdes Batista | 452 |
2011 | Lucia Helena Bezerra Ferreira. Ateliês de história e pedagogia: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. UFRN. Iran Abreu Mendes | 468 |
2013 | Rita Sidmar Alencar Gil. Formação de professores de matemática: Conexões didáticas entre matemática, história e arquitetura . UFRN. Iran Abreu Mendes | 343 |
2014 | Daniele Esteves Pereira. Correspondências cientpificas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma Princesa da Alemanha. UFRN. Iran Abreu Mendes | 458 |
2014 | Edilene Simões Costa dos Santos. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PROCEDIMENTOS PARA SUA MEDIDA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATIVIDADES FUNDAMENTADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. UNB. Cristiano Alberto Muniz. | 462 |
2014 | Graciana Ferreira Dias. História da matemática como metodolodia de ensino: um estudo a partir do Tratado sobre o Triângulo Aritmético de Blaise Pascal. UFRN. John Andrew Fossa | 496 |
2016 | Aline Caetano da Silva Bernardes. História e Ensino de Matrizes: Promovendo Reflexões Sobre o Discurso Matemático. UFRJ. Nelson Maculan Filho Tatiana Marins Roque | 446 |
2017 | André Pereira Pedroso. Materiais Concretos, História E Ensino Da Matemática: Interseções Significativas Para A Prática Pedagógica.. UNICAMP. Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa | 459 |
2018 | Elisângela Dias Brugnera. O uso da história da matemática e do Geogebra para o ensino de aprendizagem de geometria com ênfase no estudo de retas. REAMEC. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov | 503 |
2018 | Gerson Geraldo Chaves. Uma abordagem para a (re)construção do conceito de número real por estudantes da primeira série do Ensino Médio. ANHANGUERA. Rosana Nogueira de Lima e coorientação da Professora Doutora Vera Helena Giusti de Souza | 468 |
2023 | Antonia Naiara de Sousa Batista. A articulação de saberes geométricos com trigonométricos por meio da fabricação da balhestilha de Figueiredo (1603) para a construção de uma interface. Universidade Estadual do Ceará. Ana Carolina Costa Pereira | 104 |
2023 | Francisco Wagner Soares Oliveira. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. Universidade Estadual do Ceará. Ana Carolina Costa Pereira | 97 |